Comunidade do Pouso Alegre comemora inauguração do maior espaço de inclusão social de Lauro de Freitas

 Comunidade do Pouso Alegre comemora inauguração do maior espaço de inclusão social de Lauro de Freitas

Construída em um espaço de três mil metros quadrados na localidade de Pouso Alegre, na Itinga, a Estação Cidadania, inaugurada nesta quinta-feira (12), promoverá inclusão social a partir do esporte, cultura e educação. O espaço foi recebido com festa pela comunidade, que passa a contar com teatro, infocentro, biblioteca, pista de skate, quadra poliesportiva, parque infantil e salas multiuso, reunidos em um mesmo local, a Praça Jorge Amado, onde foi instalada a estação.

O equipamento conta ainda com uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Mãe de dois filhos, Rita de Cássia, de 43 anos, falou da emoção em participar da inauguração. “Sou frequentadora do CRAS, que já conseguiu tirar muitos jovens das ruas e das drogas, e essa praça vai tirar ainda mais. Participei de um projeto do CRAS que orientou mulheres sobre empreendedorismo e aquilo abriu minha cabeça. Eu achava que estava tudo perdido, e não está. Eu voltei a sonhar, e por isso eu estou aqui hoje.

Antes mesmo do início do ato de inauguração, que contou com a presença de secretários municipais, deputados estaduais e vereadores do município, jovens e crianças já utilizavam todos os equipamentos instalados na praça, a exemplo de Rodrigo Pereira, de 31 anos, metade desse tempo dedicado ao skate. “Já participei de mais de 200 competições, sou apaixonado pelo skate. Esta pista aqui é muito importante para a inclusão através do esporte”, declarou o skatista que também produz vídeos e fotos relacionados à prática do esporte.

Durante o evento, a prefeita Moema Gramacho fez um resgate do caminho percorrido até a inauguração da praça. “Desde o início da construção o povo foi chamado a participar e a conversar sobre essa praça, e é por isso que ela está sendo festejada pela população, que tem consciência do que este espaço significa. Lutamos muito para não perder os recursos desta obra, captados por nós em 2011 no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff, e que ficaram quatro anos sem serem utilizados pela gestão anterior a nossa”, ressaltou a prefeita.

Uma das responsáveis pela formulação do projeto das praças PEC 3000, Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social do governo Lula, também compareceu à inauguração. “É um grande honra, uma alegria, puder presenciar este momento. Espero que cada serviço instalado aqui seja bem utilizado pela população. Este é um espaço de acolhimento da população, que dá sentido de pertencimento das pessoas ao seu território, um espaço democrático, aberto, e de interação das várias atividades da cultura, do esporte, da educação, e da assistência social.”

Representante da Caixa Econômica Federal, Wellinghton Caldas enfatizou a parceria da instituição com a Prefeitura de Lauro de Freitas. “É muito gratificante entregar uma obra desse porte que traz tantos benefícios para a população, o que é sempre nosso maior objetivo”. Parabenizou os envolvidos no projetos, em especial a Secretaria Municipal de Infraestrutura que lida mais diretamente com a instituição.

Além da realização de campeonatos de dança, futebol, boxe, basquete, e de festivais culturais, o espaço também será utilizado para oficinas voltadas à geração de renda e às diversas manifestações artísticas e culturais, a exemplo do grafite e da capoeira. As ações serão promovidas pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo (SECULT), de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), de Educação (SEMED), e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). As pastas compõem o núcleo gestor do equipamento, integrado também por representantes da comunidade.

Sonho Realizado

Integrante do Grupo Gestor de Artes e Esportes Unificados PEC 3000, responsável pela gestão e estratégias de uso do espaço, Carlos Augusto, da Comunidade de Pérola Negra, considera a praça um sonho realizado. “Hoje a comunidade realiza um sonho, que era ver esse espaço, que tem tudo que nós merecemos, funcionando. O combate à violência se faz com educação, saúde, lazer e esporte, e não com repressão violenta da polícia.”

A importância do equipamento também foi destacada por Davi Bicudo, da Comunidade de Pouso Alegre, que também compõem o grupo gestor. “É um privilégio para nós ter uma praça esportiva dessa, que vai tirar nossos jovens das drogas. Esta praça vai mudar a vida de nossa comunidade, mas é de todos os moradores de Lauro de Freitas, que também vão poder usufruir de tudo isso.”

Histórico de construção

Pronta há pouco mais de quatro meses, a Estação Cidadania-PEC3000 seria entregue à população durante as comemorações dos 57 anos de emancipação política do município, no mês de julho. No entanto, a entrega não foi autorizada pelo governo federal na época. Os recursos para construção do equipamento foram captados em 2011. O projeto ficou parado por quatro anos e os recursos estavam para ser devolvidos. Em 2017, a atual gestão municipal renegociou a verba e executou a obra que foi entregue à população nesta quinta-feira.

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Lucas Lins, Edgard Copque, Danilo Magalhães e Rafael Magno

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

12/12/2019

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading