Conheça o perfil do novo secretariado empossado da Prefeitura de Salvador

O prefeito ACM Neto toma posse para o segundo mandato consecutivo como gestor da capital baiana, neste último domingo (1º), em solenidade no plenário da Câmara de Vereadores, na Praça Municipal.  Logo depois da solenidade, ACM Neto segue para o Palácio Thomé de Souza para dar posse ao novo secretariado.

Dos 17 nomes ​divulgados​, nove vão assumir pela primeira vez secretarias na administração de ACM Neto, uma renovação de 53% em relação aos quatro primeiros anos de gestão.

Com a reforma administrativa, já aprovada na Câmara de Vereadores, a Prefeitura terá as seguintes secretarias: Casa Civil; Fazenda; Gestão; Educação; Saúde; Promoção Social e Combate à Pobreza; Cultura e Turismo; Reparação; Manutenção; Infraestrutura, Obras Públicas e Habitação; Mobilidade; Ordem Pública; Políticas para Mulheres, Infância e Juventude; Trabalho, Esportes e Lazer; Desenvolvimento e Urbanismo; Cidade Sustentável e Inovação; e Comunicação.

As secretarias se somam a duas outras estruturas que integram o primeiro escalão: Chefia de Gabinete e Procuradoria ​- Geral do Município.

Chefia de Gabinete – João Roma Neto

Bacharel em Direito, foi assessor do governo de Pernambuco, de 1991 a 1994; do Ministério da Administração, de 1995 a 1998; delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste, de 1999 a 2002; e chefe do escritório da ANP (Agência Nacional de Petróleo) em Salvador, de 2002 a 2004. Desde 2013, ocupa o cargo a de chefe de Gabinete do prefeito ACM Neto.

Procuradoria ​-Geral do Município – Luciana Rodrigues

Formada em Direito, pós-graduada em Direito Processual Civil e em Direito Público, atuou como advogada no Escritório de Advocacia Machado Meyer e na Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia). Foi ainda assessoria jurídica no TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Em 2007, ingressou no quadro da Procuradoria Geral do Município, onde atuou em diversos cargos, sendo, nos últimos quatro anos, procuradora-geral.

Casa Civil – Luiz Carreira

É formado em Administração com pós-graduação em Administração Pública, Análise Regional e Organização do Espaço e Sociologia para o Desenvolvimento, além de mestrado em Geografia Humana e Organização do Espaço. Foi secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia da Bahia. Em Brasília, como deputado federal, ocupou comissões importantes, como a do Meio Ambiente. Já é o atual secretário da Casa Civil.

Secretaria da Fazenda – Paulo Souto

É geólogo de formação, com doutorado. Foi professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) por 16 anos. Ocupou a função de coordenador de Produção Mineral da Secretaria de Minas e Energia da Bahia para depois exercer a chefia da mesma pasta como secretário. Também foi superintendente da Sudene, vice-governador da Bahia e governador em dois mandatos. Paulo Souto também exerceu a função de senador pela Bahia. Atualmente, já é o secretário municipal da Fazenda.

Secretaria de Mobilidade – Fábio Mota

É advogado, historiador e pecuarista, pós-graduado em Processo Civil. Atuou como advogado na CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e na FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia). No setor público, foi presidente da Limpurb, secretário de Serviços Públicos de Salvador, secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador e secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo. Desde janeiro de 2015, quando foi criada a Secretaria Municipal de Mobilidade, Fábio Mota é gestor da pasta.

Secretaria de Saúde – José Antonio Rodrigues Alves

Graduado em Administração e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo, foi secretário da Saúde da Bahia, consultor de Gestão em Saúde junto ao setor privado, prefeito de São Félix e provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia/Hospital Santa Izabel. Desde janeiro de 2013, José Antonio Rodrigues é o titular da pasta da Saúde de Salvador, sendo premiado por dois anos consecutivos como melhor gestor público do setor pelo Benchmarking Saúde Bahia.

Secretaria de Reparação – Ivete Sacramento

É ex-reitora da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e mestre em Educação pela Universidade do Quebec, em Montreal. É graduada em Letras Vernáculas com licenciatura em português. É professora titular da Uneb.

Secretaria de Manutenção – Marcílio Bastos

Formado em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, foi presidente da extinta Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador antes de ocupar a função de secretário municipal de Manutenção, cargo que continuará exercendo. É membro e fundador da Red Universitária Ibero Americana de Técnicas Municipais. Tem doutorando em Engenharia Municipal. Ele já atuou na Conder, na Câmara Municipal de Salvador e na Assembleia Legislativa nas áreas de produção e análise de projetos e consultoria técnica.

Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo – Guilherme Bellintani

É graduado em Direito e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano. É sócio da Faculdade Baiana de Direito e um dos fundadores do JusPODIVM, editora de livros jurídicos com atuação no norte e no nordeste. Foi secretário de Educação de Salvador e também da extinta pasta de Desenvolvimento, Turismo e Cultura durante a primeira gestão de ACM Neto.

Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação – André Fraga

Engenheiro Ambiental e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos, é atual secretário de Cidade Sustentável de Salvador, pasta que foi reformulada e ganhou novas atribuições com a reforma administrativa. Na secretaria, liderou projetos como o IPTU Verde, a implantação da Coleta Seletiva e a arborização urbana. Integra o Conselho da Cidade de Salvador, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e a Comissão de Avaliação do Centro Administrativo Municipal, além de presidir o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Salvador.

Secretaria de Infraestrutura, Obras Públicas e Habitação – Almir Melo

É Engenheiro Civil e pós-graduado em Gerenciamento de Contratos. No setor público, foi diretor de Fiscalização da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia), superintendente da STP (Superintendência de Transporte Público Salvador) e da Secretaria Municipal de Urbanismo. Foi ainda secretário municipal de Transporte e Infra Estrutura de Salvador e secretário de Obras e Transporte de Canavieiras. Ocupa atualmente a função de chefe da Sucop (Superintendência de Conservação e Obras Públicas).

Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude – Taissa Gama

Formada em Ciências Sociai e pós-graduada em Administração, foi diretora-geral de Turismo na Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador) e coordenadora técnica na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Foi também titular do Conselho Municipal da Cidade de Salvador e titular do Conselho Municipal de Turismo de Salvador. Neste último, foi também secretária executiva.

Secretaria de Educação – Paloma Modesto

É formada em Direito com mestrado em Direito Constitucional. Executiva com carreira de mais de dez anos em instituição de ensino superior. Gestora especializada em processos de Gestão Acadêmica e Administrativa, Expansão e Estratégia Institucional, com expertise no Gerenciamento de Educação Superior, Acreditações Externas, Gestão de Portfólio Educacional e Gestão de Projetos. Foi pró-reitora de Educação à Distância da Unijorge e ocupava atualmente o cargo de pró-reitora de Graduação da Universidade Veiga de Lima, no Rio de Janeiro.

Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer – Geraldo Júnior

Formado em Direito e pós-graduado em Processo Civil, trilhou carreira profissional na advocacia privada. Foi coordenador Jurídico da Comasa (Companhia Municipal de Abastecimento) e subcoordenador das administrações regionais de Salvador. Assumiu o primeiro mandato como vereador em 2011. Foi reeleito em 2012. Também exerceu a função de corregedor-geral da Câmara Municipal e 1º vice-presidente da mesma Casa.

Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza – Tia Eron

É deputada federal, eleita para o mandato de 2015 a 2019. Foi vereadora de Salvador por quatro mandatos, com trabalhos  pela luta contra o preconceito e discriminação e pela luta em defesa da mulher. Como deputada, atuou para aprimorar os direitos da criança e para fortalecer a presença feminina no Legislativo.

Secretaria de Gestão – Thiago Dantas

Procurador do Município de Salvador, atuando como chefe da Representação do órgão na Secretaria Municipal da Fazenda, é formado em Direito. Foi também advogado da União, lotado na Procuradoria da União no Espírito Santo, e atuou na Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa, designado para a Consultoria Jurídica do Comando da Marinha. Foi também procurador da Fazenda Nacional e analista processual do Ministério Público da União.

Secretaria de Cultura e Turismo – Cláudio Tinoco

É formado em Administração Pública, Direito Público Municipal e Gestão e especialista em Políticas Públicas e em Gestão de Cidades. Foi secretário de Infraestrutura da Bahia e presidiu a Saltur (Empresa Salvador Turismo). Acabou de ser reeleito para o segundo mandato como vereador. Na Câmara, já ocupou cargos importantes como o de 2º vice-presidente, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização e membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Secretaria de Ordem Pública – Marcos Vinícius Passos 

É formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública e Empresarial. Atuou por 18 anos no sistema bancário e, desde 2013, comanda a diretoria Financeira da Câmara de Vereadores.

Secretaria de Comunicação – Paulo Alencar

É graduado em Jornalismo e em Comunicação e Marketing, com pós-graduação na área de Comunicação. Trabalhou na Gazeta Mercantil, na área de comunicação corporativa da Odebrecht no Rio de Janeiro, Revista Brasil Energia, e foi consultor-executivo da MLink em Angola. Antes de aceitar o convite do prefeito ACM Neto, Paulo Alencar era diretor da Vick Comunicação e Marketing, no Rio de Janeiro.

 

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