Consórcios públicos garantem mais agilidade e eficiência em ações, destaca prefeita de Lauro de Freitas 

 Consórcios públicos garantem mais agilidade e eficiência em ações, destaca prefeita de Lauro de Freitas 

A prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho abriu, nesta segunda-feira (12), o Seminário de Consórcios Públicos e Gestão Associada, promovido pelo governo da Bahia, no auditório da Secretaria Estadual de Educação. Prefeitos, secretários estaduais, especialistas e presidentes de consórcios debateram modelos e experiências na construção e funcionamento de consórcios no Brasil, durante toda manhã.
Na saudação aos prefeitos, o governador Rui Costa disse que os consórcios são ferramenta de desenvolvimento. “Faço questão de registrar nossa convicção de um método, formato e gerenciamento de ação de política pública que é o consórcio interfederativo em parceria com o governo do Estado. Não enxergo o consórcio como ferramenta da política e sim da gestão. O seminário vem pra facilitar a linguagem na relação do Governo com as prefeituras. Ter pessoas no Governo com a cabeça de prefeitos vai facilitar a interlocução”, esclareceu o governador.

Para Moema Gramacho, atual presidente do Consórcio Público da Saúde da Região Metropolitana e Recôncavo Norte, o seminário é muito importante porque fortalece a prática dos consórcios públicos. “Os consórcios permitem que municípios maiores ajudem municípios menores e a gente possa aplicar aquela tese de que ninguém pode ser feliz sozinho. Então vamos ser felizes de maneira coletiva, uns ajudando aos outros, dando mais agilidade, mais eficiência e mais economicidade às ações que são feitas através dos consórcios públicos”.

Durante o mandato de deputada federal, Moema presidiu a frente parlamentar mista de consórcios públicos na Câmara Federal, que hoje é conduzida pelo deputado Afonso Florence. Atualmente na Bahia estão em processo de consolidação nove consórcios de saúde e um de saneamento básico.

O especialista em consórcios públicos Wladimir Ribeiro explicou aos participantes o funcionamento da ferramenta – como se estrutura, consolida e administra um consórcio público. O seminário foi realizado pela União de Municípios da Bahia (UPB) em parceria com a Frente Parlamentar de Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading