Construção de UBS em Itapuã, autorizada por Rui, vai reforçar a Atenção Básica à Saúde na capital baiana

 Construção de UBS em Itapuã, autorizada por Rui, vai reforçar a Atenção Básica à Saúde na capital  baiana

Na manhã deste domingo (25), o governador Rui Costa autorizou o início imediato das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro de Itapuã, em Salvador, a primeira das seis que serão construídas pelo Governo do Estado na capital.  A assinatura da ordem de serviço ocorreu na área em que o equipamento será instalado, e a previsão é que a obra dure cerca de oito meses.

A UBS de Itapuã irá reforçar o atendimento básico de saúde de Salvador e custará R$ 2,3 milhões, com os recursos sendo utilizados na obra, equipamentos e mobiliário. Após a conclusão de todos os serviços, a unidade será entregue ao município, que ficará responsável pela sua gestão.

“O objetivo aqui é reforçar a Atenção Básica, cuidar da saúde preventiva. Eu digo sempre que a melhor política pública de saúde não é deixar o povo doente para depois atender na Emergência do hospital. É fazer a prevenção.  É poder cuidar, preventivamente, da saúde da mulher, do homem e das crianças”, afirmou Rui.

O governador enfatizou ainda que, “quando a gente vai frequentemente no médico e cuida da nossa saúde, muito provavelmente não vai precisar pisar nenhum dia no hospital. É isso o que eu quero, elevar a Atenção Básica de Salvador, que só tem 32%. E nós vamos construir mais seis unidades”.

Na unidade serão oferecidos serviços como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, além de encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, que acompanhou o governador no ato de assinatura, a  UBS é do tipo quatro e vai atender “toda região de Itapuã, prestando o principal serviço da saúde pública, que é a Atenção Básica à Saúde, com médicos, pediatras, odontologistas, enfim, tudo aquilo que é preciso para garantir o aumento da cobertura nessa área”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading