DEM e PSD comandam as maiores Câmaras de Vereadores da Bahia

Não é só no Executivo que o PSD está com a “bola toda”. No Legislativo, o partido do senador Otto Alencar também tem mostrado força. Levantamento feito pelo bahia.ba mostra que a legenda venceu a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores em cinco dos 30 maiores municípios baianos.

Vereadores do PSD vão comandar o Legislativo Municipal do Senhor do Bonfim, Candeias, Paulo Afonso, Campo Formoso e Dias D’Ávila no biênio 2017/2018. O partido de Otto já tinha conquistado o maior número de prefeituras na Bahia nas eleições municipais do ano passado. Foram, ao todo, 82 das 417 cidades baianas.

Em retomada do crescimento, puxada pela popularidade do prefeito ACM Neto, o Democratas também irá presidir cinco câmaras. Em quatro cidades, o DEM fará uma dobradinha: Executivo e Legislativo. São elas: Salvador, Alagoinhas, Barreiras e Jacobina. Na cidade de Simões Filho, onde o Democratas conquistou o Legislativo com Genivaldo Lima, o edil fará parceria com o peemedebista Dinha na prefeitura.

O PSDB, PSB e PR irão presidir três casas de leis no próximo biênio. Já o PSL, PPS e PHS duas, cada. Em declínio, o Partido dos Trabalhadores, além de perder 54 prefeituras no estado, demonstra que não anda bem das pernas também no Legislativo. Dos 30 municípios, venceu apenas em Lauro de Freitas, com Naide Brito. A petista substituirá Moema Gramacho na prefeitura, caso a deputada licenciada se ausente do cargo. Isso ocorre porque a vice Mirela Macedo (PSD) decidiu assumir o mandato de deputada estadual na Assembleia.

Briga

Em uma disputa entre o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto, com base no desempenho dos partidos, pode se dizer que o “time” do gestor soteropolitano leva a melhor. O grupo do democrata comanda 16 câmaras, enquanto o time do petista ficou com 14.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading