Descentralização da Regulação Municipal reduz em 90% filas para marcação de consultas e exames

 Descentralização da Regulação Municipal reduz em 90% filas para marcação de consultas e exames

Com a descentralização da Regulação Municipal (RM), Lauro de Freitas conseguiu reduzir as filas de espera para marcação de consultas e exames em aproximadamente 90%.

Hoje, incluindo a Central e os postos Unidades de Saúde de Família (USF), o município tem 11 locais que agendam os procedimentos. De acordo com o coordenador da RM, Alan Reis, além da descentralização, outras ações estratégicas contribuíram para o bom resultado. “A ampliação da oferta de novos procedimentos no município como a colonoscopia, ecocardiograma, mapa, ambulatório de oftalmologia realizados no Hospital Jorge Novis, exames laboratoriais, mutirões de cirurgias eletivas e mamografias culminaram para o resultado positivo”, avaliou.

Alan também cita que no município, consultas médicas com especialidades como cardiologia, passaram de 4.150 em 2016 para 5.161 em 2018, por exemplo. Em setembro deste ano, a oferta de procedimentos será ampliada mais uma vez com a inauguração da Policlínica Regional de Simões Filho. A unidade vai oferecer consultas e exames nas especialidades de otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia. Além de Lauro de Freitas e Simões Filho, a Policlínica Regional vai atender os municípios de Mata do São João, Conde, Camaçari e Dias D’ Ávila.

Cartão SUS

A Regulação também é responsável pela emissão do Cartão SUS. Somente em 2018 foram confeccionados 4.765 com o projeto ‘Cartão SUS Itinerante’ que circulou os bairros facilitando o acesso do registro para a população.

“Neste ano, já emitimos 939 cartões no Projeto Prefeitura em Ação realizado em Itinga, Caji Caixa D’ Água e Portão”, completou Alan. Além da Central, a Saúde também disponibiliza a confecção do Cartão do SUS na Administração Regional (AR) de Itinga.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto: Edgard Copque

ASCOM/PMLF

Tel.: 3288-8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading