Detran leva ação educativa para o shopping na Semana Nacional do Trânsito

 Detran leva ação educativa para o shopping na Semana Nacional do Trânsito

Filmes educativos para adultos e crianças vão levar o debate do respeito às leis de trânsito para dentro de casa, a partir desta quinta-feira (21), em Salvador, na Semana Nacional do Trânsito (SNT). O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou o programa “Ovinhos”, no piso L2 (praça de alimentação), do Shopping Bela Vista, com desenhos infantis e musicais ensinando aos pequenos sobre a atenção à velocidade e aos sinais semafóricos.  

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, explica que esta é apenas algumas das ações dessa semana. “Tivemos, também, palestras nas escolas públicas, tivemos blitzen educativas e inauguramos simuladores para pessoas com deficiência, que é uma ferramenta importante para auxiliar o médico do tráfego a decidir qual a melhor adaptação para o veículo daquela pessoa”, detalha.  

Até domingo (24), das 14h30 às 17h30, agentes de trânsito estarão na praça de alimentação do shopping, conversando com as famílias e estudantes do ensino fundamental sobre segurança no trânsito, com o objetivo de reduzir o número de mortes e lesões no trânsito até 2030.  

Para a professora do ensino fundamental Joelma Queiroz, quando as crianças são educadas ainda na infância, têm mais possibilidades de evitar acidentes no trânsito: “elas educarão as próprias famílias, os vizinhos, os parentes. Com ações como essa, nós construímos cidadãos conscientes no trânsito, reconhecendo que velocidade mata e que cinto de segurança sempre deve ser usado”.  

A pequena Laura, de 10 anos, também apreciou a ação do Detran. “Eu acho importante, porque as crianças vão brincar na rua e, às vezes, os pais, que trabalham muito ou são idosos, não podem acompanhar. Então, isso [o conhecimento] pode evitar acidentes”, avaliou ela.  

Inclusão e segurança no trânsito 

Como parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, o Detran-BA inicia, na próxima segunda-feira (25), o trabalho com simuladores de trânsito para pessoas com deficiência (PcD). Dois equipamentos adaptados serão utilizados pela junta médica do departamento para qualificar a avaliação do público condutor PcD.  

A Cooperação Técnica firmada com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) também possibilitará a análise das necessidades da pessoa com deficiência e mais celeridade na aquisição de sua habilitação.  

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading