Dia do agente de limpeza foi lembrado pelos parlamentares

 Dia do agente de limpeza foi lembrado pelos parlamentares

Prevenção de acidentes de trânsito, também foi destaque

O Dia do agente de limpeza, 16 de maio, e a campanha Maio Amarelo, de prevenção dos acidentes de trânsito, foram os temas predominantes na sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira (16).

Foram apresentadas 17 Matérias, sendo um Projeto de Lei do Legislativo, um do Executivo, cinco Requerimentos e oito Indicações à prefeita Moema Gramacho e duas Moções, uma de Congratulação e outra de Pesar.

Alerta e prevenção

“O Maio Amarelo é uma campanha de alerta e prevenção ao número de pessoas que morrem em acidentes de trânsito”, explicou o vereador Roque Fagundes. A importância da campanha para salvar vidas também foi destacada pelo vereador Fausto Franco.

Advertindo para as 50 mil mortes e 400 mil sequelas anuais causadas por acidentes, o vereador Doutor Emanuel afirmou que o trânsito no Brasil é uma fábrica de arrecadação pública, sem retorno para a sociedade. “Não há responsabilidade com o educar, mas com o punir”, constatou.

Juntamente com o vereador Amarílio Topó, Fagundes apresentou Moção de Congratulação pelo mês internacional do Maio Amarelo e pelo trabalho da Secretaria de Transporte, Trânsito e Ordem Pública (Settop). No final da sessão foi entregue uma placa homenageando o secretário Olinto Borri, recebida por Ana Júlia, representando a Secretaria.

“O Capitão Olinto merece todas as homenagens pelo trabalho que faz”, disse Topó. “Ele está deixando sua marca na organização do trânsito da cidade”, elogiou a presidenta da Câmara, Naide Brito. “Parabéns aos vereadores autores, ao Capitão e à Settop”, completou a vereadora Luciana Tavares.

Agentes de limpeza

“Os agentes de limpeza são guerreiros e guerreiras não reconhecidos da forma que deveria”, afirmou o vereador Coca Branco, ao lembrar a data comemorativa da categoria. “Muitas vezes falta-lhes o principal: vestimentas e equipamentos”, completou.

Para Roque Fagundes, os agentes são profissionais que merecem o carinho e o respeito de todos. Doutor Emanuel propôs que a Câmara faça uma homenagem oficial no próximo ano e Fausto Franco criticou as pessoas que colocam vidros e outros objetos perfuro-cortantes no lixo a ser coletado, provocando ferimentos nos agentes.

“Essas pessoas precisam do apoio da sociedade, tem mal-educados que jogam lixo na porta das escolas e a prefeitura deveria disponibilizar alternativas como ecopontos para coleta seletiva”, falou o vereador Edivaldo Palhaço, com o apoio do colega Valmir Sodré.

Curtas da sessão

Nesta quinta-feira (17), às 10 horas, a Câmara recebe a audiência pública de apresentação, pelo Poder Executivo, do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019.

Roque Fagundes apresentou Projeto de Lei reservando vagas de estacionamento para gestantes e pessoas com crianças de colo e Indicação para um curso de culinária baiana na cozinha comunitária de Itinga.

Fausto Franco requereu a criação do Fundo e do Conselho Municipal de Defesa Civil e indicou a criação de um Núcleo de Atendimento e Especialização para crianças com microcefalia.

A revitalização da iluminação pública e poda da vegetação às margens das Avenidas 2 de Julho e Beira Rio foi requerida por Coca Branco, que também indicou parceria com a CCR para instalação de grades de proteção e sinalização em todo o viaduto da estação Aeroporto.

Luciana Tavares requereu um ponto de ônibus no Pomar do Rio Vila de Portão e indicou um mutirão de escrituração das casas de Vila Nova de Portão.

A reforma da creche comunitária de Areia Branca, no Ciamar, foi objeto de Requerimento de Roque Fagundes.

Edivaldo Palhaço requer iluminação pública para a Rua Dr. Gerino de Souza Filho, no Caji-Caixa D’água.

Valmir Sodré indicou serviços de sinalização de solo e pintura de faixa de pedestre nas Ruas César A. Pedreira (Jardim dos Pássaros), Silvandir F. Chaves (Pitangueiras) e estrada do Coco (em frente ao Hospital Aeroporto).

Dr. Emanuel indicou serviços de limpeza e reparação da quadra poliesportiva de Vila Nova de Portão.

O vereador Edílson Ferreira indicou providências para a oferta de bolsas de estudos no ensino técnico ou superior para agentes da Guarda Municipal. Ele apresentou Moção de Pesar pelo falecimento de Wellington Araújo, irmão de Watckins Araújo (assessor legislativo da Câmara), dia 14 passado.

Naide Brito indicou providências para limpeza e capinagem na Rua Antônio José de Souza, em Pitangueiras.

Segunda-feira (21) o Executivo apresenta, em audiência pública na Câmara, a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais no primeiro quadrimestre de 2018.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading