outubro 24, 2021

970×90

Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo

Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo

O Dia Mundial do Turismo, é comemorado, desde 27 de Setembro de 1980, celebrado pela Organização Mundial do Turismo e foi estabelecido pela 3ª Conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979.

Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.

Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.

Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.

Enquanto atividade econômica, o turismo tem se mostrado um importante gerador de emprego e renda. Mas para obter efeitos positivos, a atividade deve ser bem planejada, respeitando o meio ambiente, a diversidade e a realidade local. Por isso, a importância do planejamento turístico por um profissional habilitado. E no Brasil, o dia escolhido pelas Nações Unidas para celebrar o Turismo (27), é dedicado também para homenagear o turismólogo, profissional responsável pelo planejamento de ações e execução de projetos que fomentam a atividade.

A profissão, reconhecida em 2012 pela lei 12.591, abrange e normatiza a categoria de profissionais da área de turismo com atuação no mercado de trabalho. Segundo a lei que reconhece a profissão, entre as atividades exercidas por esse profissional estão a de gerir estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar a seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, formular e implantar prognósticos e proposições para o desenvolvimento do turismo; criar e implantar roteiros e rotas turísticas; desenvolver e comercializar novos produtos turísticos e organizar eventos entre outras.

“Os turismólogos são profissionais essenciais para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil. É o olhar apurado deles que transforma atrativos naturais e culturais em produtos turísticos capazes de movimentar a economia e promover o desenvolvimento das regiões”, afirma o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

O professor Neio Campos, do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UNB), destaca as muitas contribuições feitas pelo profissional no setor. “São eles que elaboram políticas de turismo municipais, estaduais, nacionais e até de caráter internacional. A expectativa é que o crescimento da atividade no Brasil faça com que os turismólogos alcancem uma posição de cada vez mais destaque.

A prática do turismo responsável é outra atribuição desses profissionais. O desenvolvimento do turismo de uma forma consciente, levando em consideração a inclusão e fatores sociais e culturais, muda a economia e a realidade local.

Parabéns a todos os Turismólogos pelo nosso dia!!!

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde