Diante do River-PI, Bahia inicia busca por melhor campanha na Copa do Brasil

 Diante do River-PI, Bahia inicia busca por melhor campanha na Copa do Brasil

Sem nunca sequer ter chegado a uma semifinal de Copa do Brasil em toda a sua história, o Bahia tenta quebrar esse tabu na edição deste ano com alguns jogadores que, pode-se dizer, sabem jogar a competição. O elenco tricolor conta com dois atletas que já venceram o torneio e um vice-campeão. João Pedro, pelo Palmeiras (2015), e Élber, pelo Cruzeiro (2017), festejaram, enquanto Clayson, pelo Corinthians (2018), perdeu na final.

Nos últimos dois anos, o Esquadrão de Aço chegou às quartas, fase na qual vendeu caro as eliminações. Em 2019, caiu para o Grêmio após empatar por 1 a 1 no sul e depois perder por 1 a 0 em casa. Já em 2018, não teve força suficiente para bater o Palmeiras. Na ocasião, o Bahia empatou o jogo de ida em 0 a 0 e perdeu o jogo de volta por 1 a 0, no Pacaembu, em uma noite chuvosa.

Neste ano, a caminhada do Tricolor na Copa do Brasil começa nesta quarta-feira, 5, às 21h30, contra o River-PI, no estádio Albertão, em Teresina. Num jogo único, o Bahia avança para a segunda fase em caso de triunfo ou empate. Além de querer se livrar da sina de parar no máximo nas quartas de final, o time baiano também está de olho em outras duas recompensas. Uma em dinheiro – o campeão pode acumular premiações que alcançam R$ 72,8 milhões – e a outra é a vaga na Libertadores de 2021, em caso de título.

Com tantos motivos para dar a vida a cada fase a ser disputada, o Bahia pode buscar inspiração na icônica música ‘Tenta Outra Vez’, do baiano imortal Raul Seixas. A canção fala de superação, de enfrentar as adversidades, de nunca desistir, como no trecho: “Beba! (Beba!) / Pois a água viva ainda tá na fonte / Você tem dois pés para cruzar a ponte / Nada acabou!”.

Esse pensamento de não desistir dos objetivos, por maiores que sejam os obstáculos, também é compartilhado pelo volante Gregore. O jogador está decidido a fazer de tudo para acabar com esse tabu das quartas de final, que foi o fim para o clube sete vezes – nas edições de 1989, 1990, 1999, 2002, 2012, 2018 e 2019.

“Se você quer conquistar coisas grandes em uma competição como essa, tem que sonhar grande. Eu sonho em chegar o mais longe possível. Esse grupo quer fazer história aqui dentro do Bahia”, comentou o atleta, que será titular.

Time completo

Para a partida desta quarta, o técnico Roger Machado não terá nenhum desfalque. Ou seja, o Bahia vai com força máxima. Confirmado como titular do time, o atacante Clayson falou um pouco sobre as peculiaridades da Copa do Brasil, e de como até os times de menor poder aquisitivo podem incomodar os grandes.

“É uma competição diferente de jogar. Ela já começa no mata-mata, e vai assim até o final. São clubes de diferentes partes do país, e todos querendo ganhar seu destaque. Nossa equipe está muito preparada e vamos concentrados para fazer uma boa estreia. Em 2018, pude chegar na final e vamos trabalhar para ir o mais longe possível com o Bahia”, disse o jogador.

Clayson aproveitou também para enaltecer o elenco tricolor e deixar claro que a Copa do Brasil é um dos objetivos do time. “Foi montado um bom elenco para disputar todas as competições e a Copa do Brasil é uma delas. Eu acompanhei ano passado [o desempenho do Bahia] e vi que foi uma campanha muito boa. Vamos em busca de este ano ir ainda mais longe”, afirmou.

Técnico novo

O River terá a estreia do técnico Marcelo Vilar, substituto de Marcelo Goiano, demitido na semana passada. A mudança no comando técnico se deu pela má campanha do time no Campeonato Piauiense, no qual é o lanterna, com apenas um ponto conquistado em três partidas. Já na Copa do Nordeste, o Galo Carijó, como é conhecido no Piauí, é o líder do grupo A com quatro pontos, mesmo número de Bahia e Sport.

O goleiro do Esquadrão, Douglas, pediu atenção ao adversário. “Vamos enfrentar uma equipe motivada, jogando em casa, que vem de um resultado importante. Na Copa do Brasil, é um jogo muito perigoso, não se tem outra chance e se define em um só jogo. Estamos em um grupo preparado, consciente e maduro para caminhar dentro da competição, que almeja coisas grandes”, falou o camisa 1.

E como cantava Raul, ao Bahia resta acreditar e tentar outra vez: “Tente! Tente! / E não diga que a vitória está perdida / Se é de batalhas que se vive a vida / Tente outra vez”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading