Embaixador da Rússia na Turquia é assassinado em galeria de arte

Andrei Karlov, embaixador da Rússia na Turquia, foi morto por um atirador enquanto visitava uma galeria de arte em Ancara, capital turca. O responsável pelo ataque é um membro da polícia da Turquia e gritou “Allahu Akbar” (“Alá é grande”) em defesa da Síria, de acordo com um fotógrafo da agência de notícias AP que estava presente no local. 

O atirador foi morto no local por forças de segurança. Ele foi identificado pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia como Mevlut Mert Altintas. O atirador tinha 22 anos e trabalhava para uma tropa de choque da polícia de Ancara nos últimos dois anos e meio. 

A Rússia considera o episódio um “ataque terrorista”, mas nenhuma organização assumiu a autoria do ato até aqui; “Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Rússia na Turquia foi morto”, disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo.

De acordo com o jornal norte-americano Washington Post, o atirador gritou frases em defesa da Síria. “Não esqueçam de Aleppo! Não esqueçam da Síria! Vocês não ficarão seguros até que nossas cidades tenham segurança. Somente a morte pode me levar daqui. Nós somos aqueles que prometeram fidelidade a Maomé para fazer a jihad (guerra santa)”. 

O responsável pelo ataque teria mostrado uma identificação oficial para entrar na galeria de arte. Ainda não é claro se ele estava no local a serviço ou não. De acordo com a CNN turca, a irmã e a mulher do atirador foram detidas na cidade turca de Aydin. 

Uma foto do embaixador momentos antes de sua morte mostra o atirador posicionado logo atrás de Karlov, à esquerda. 

AP/Burhan Ozbilici

Embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, falava na galeria de arte momentos antes de ser alvejado por tiros pelas costas. O atirador é visto no fundo à esquerda

O embaixador foi ao local prestigiar uma exposição chamada “Rússia vista pelos turcos”, patrocinada pela embaixada.

Um vídeo da cena mostra o embaixador fazendo um discurso antes dos tiros começarem. Em meio a gritos de outras pessoas que estavam no local, o atirador aparece por trás do embaixador, já caído no chão, e grita palavras de ordem. 

Karlov chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Três outras pessoas também foram feridas no ataque.

IMAGENS FORTES: VÍDEO MOSTRA MORTE DE EMBAIXADOR RUSSO NA TURQUIA 

 

Segundo o site britânico The Independent, o prefeito de Ancara Melih Gokcek afirmou a repórteres do lado de fora da exposição que o ataque visava desestabilizar as relações entre Turquia e Rússia. 

Os dois países têm tido uma relação delicada nos últimos anos. Ambos defendem lados contrários na guerra civil síria. O ápice da turbulência dessas relações ocorreu em 2015, quando um jato militar russo foi abatido pela Turquia, que acusou invasão de espaço aéreo. 

Rússia, Irã e Turquia têm reunião sobre a Síria nesta terça

Os ministros das Relações Exteriores de Rússia, Irã e Turquia irão se reunir em Moscou nesta terça-feira (20) com o objetivo de buscar uma nova solução para a cidade síria de Aleppo.

Rússia e Irã estão no mesmo lado da Síria, onde apoiam o regime de Bashar al-Assad, tanto política como militarmente, já que os aviões russos e as milícias iranianas participaram ativamente nos combates.

Burhan Ozbilici/AP

Pessoas tentam se proteger durante ataque a embaixador russo na Turquia

Enquanto isso, russos e turcos aproximaram posturas nas últimas semanas, até o ponto de que o acordo de evacuação de civis e combatentes rebeldes da cidade de Aleppo foi fechado pelo chefe do Kremlin, Vladimir Putin, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan.

No último domingo (18), houve protestos na Turquia por causa da intervenção russa na guerra civil da Síria. A Turquia é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e apoia grupos rebeldes. 

Embaixador era diplomata de carreira

Morto no incidente, Andrei Karlov tinha 62 anos e era diplomata de carreira. O russo entrou para o serviço diplomático em 1976 e atuou como embaixador em Pyongyang, na Coreia do Norte, entre 2001 e 2006 e depois atuou como chefe do departamento consular do Ministério das Relações Exteriores russo. Ele era embaixador na Turquia desde 2013. 

 

Rusya’nın Ankara Büyükelçisi AK’a suikast düzenleyen saldırgan, saldırı sonrası Çağdaş Sanatlar Merkezinin dışından böyle görüntülendi.

 

Ataque é condenado no mundo

Organizações internacionais, como a ONU, condenaram o ataque ocorrido em Ancara. Já o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, chamou o caso de um “ato atroz”. 

Os Estados Unidos, que ameaçam retaliações à Rússia após suposta intervenção na eleição norte-americana, também lamentaram o episódio. O secretário de Estado John Kerry ofereceu ajuda à Rússia e Turquia para investigar o ataque “desprezível”. 

US condemns assassination of Russian Amb to Turkey. Thoughts are w/his loved ones, Russian people, & other victims of this despicable act.

 

O país norte-americano ainda fechou sua embaixada em Ancara, segundo a agência estatal russa RIA. Os turistas russos na Turquia receberam avisos para ficarem longe de aglomerações. Já a embaixada russa teve a segurança reforçada. 

Segundo sites internacionais, o presidente russo Vladimir Putin ligou para o presidente turco Racep Erdogan logo após o assassinato. Putin ainda teria pedido uma reunião de emergência com o seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e com chefes de forças de segurança. 

Ampliar

Atirador mata embaixador russo na Turquia em galeria de arte6 fotos

3 / 6

19.dez.2016 – Pessoas tentam se proteger após um homem atirar e matar o embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, durante evento em uma galeria de arte na capital turca, AncaraImagem: Burhan Ozbilici/AP

O nacionalista russo Vladimir Zhirinovsky acusou que a morte foi orquestrada pelo ocidente por medo da relação entre Rússia e Turquia. Já o ex-chefe do comitê de relações exteriores da Câmara russa afirmou que o ataque foi motivado por uma “histeria” da imprensa em relação a Aleppo, cidade síria destruída na guerra civil do país. 

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia afirmou que os responsáveis pelo ataque serão levados à Justiça e que o ato não prejudicará as relações entre Rússia e Turquia.

Outros países também enviaram condolências à Rússia e condenaram o ataque. Entre eles, a Alemanha. Já o Ministério das Relações Exteriores da Síria chamou o ataque de “terrorista e covarde”. 

Um ex-ministro das Relações Exteriores da Suécia comparou o assassinato à morte do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e de sua mulher por um membro da organização nacionalista sérvia em 1914, em episódio que foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. Para ele, se a morte do embaixador tivesse ocorrido há seis meses, a história poderia ter se repetido. 

Six months or so ago the assassination in Ankara might have been a new Sarajevo 1914. Now hardly.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading