Enem abordou racismo, golpe militar, usou trecho de música de Chico Buarque e texto de Clarice Lispector

 Enem abordou racismo, golpe militar, usou trecho de música de Chico Buarque e texto de Clarice Lispector

O caderno de questões de ciências humanas, linguagens e tecnologia, aplicado no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5), quis que os candidatos do exame respondessem perguntas sobre obras de arte do pintor espanhol Pablo Picasso, filmes com a participação do ator Wagner Moura e obras literárias de Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Além disso, o Enem também abordou o porte de armas.

De acordo com os candidatos, a prova trouxe, ainda, questões relacionadas ao racismo e à escravidão. A música “As atrizes”, do cantor e compositor Chico Buarque, foi citada em uma das perguntas. Também foram abordados temas com autores de filosofia, como Emmanuel Kant e apoio da Igreja Católica ao golpe militar no Brasil em 1964. A prova trouxe ainda uma questão sobre violência contra mulher.
Houve também questões sobre a pintora Frida Kahlo e Maria Bonita. A prova trouxe ainda uma questão questionando os padrões de beleza. No texto, a pergunta estabelecia uma comparação entre mulheres reais e a boneca Barbie.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading