Escolas da rede municipal de Lauro de Freitas abrem as portas para o Dia D da Família

 Escolas da rede municipal de Lauro de Freitas abrem as portas para o Dia D da Família

Mobilizar a sociedade para a integração e o acompanhamento na formação de crianças e adolescentes é o grande objetivo do Dia D da Família na Escola, realizado neste sábado (26) nas unidades escolares de Lauro de Freitas. Mães, pais e responsáveis tiveram a oportunidade de falar sobre a educação dos seus filhos através do diálogo e palestras promovidas pelas escolas, além de serem recebidos com música, apresentações artísticas, dinâmicas e ações sociais.

Na Escola Municipal Itamar Oliveira Rodrigues, a programação foi aberta com o Hino Nacional. Logo após, os responsáveis pelos estudantes participaram das palestras “Gerência de conflitos na rede municipal de ensino”, ministradas pela psicopedagoga Rebeca Matos, e “Mulher no mercado de trabalho: autonomia e geração de renda” desenvolvida pela pedagoga Helenaide Santana, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM).

“Viemos tratar da condição não só de ser mãe, de ser uma mulher, mas do papel vital que as mulheres cumprem na sociedade. Estamos propondo aqui no espaço escolar um debate para que vocês possam buscar junto a escola e as secretarias, as orientações necessárias dos seus direitos e deveres”, destacou Helenaide Santana, ao afirmar que o conhecimento não é unilateral.

Acreditando que a educação é uma responsabilidade de todos, Aline Carmo, mãe de Dalbert Carmo, aluno do 9º ano, contou que sempre participa de todas as reuniões convocadas pela escola e que no dia D da Família não poderia ser diferente. “Hoje o dia está maravilhoso, tivemos palestras muito importantes que ajudam na educação das crianças. E como foi falado, devemos dar mais atenção aos nossos filhos. Eu tenho um filho imperativo e larguei o trabalho para me dedicar mais a ele. Hoje percebo a transformação que isso causou na sua vida. Mesmo com as obrigações, os pais devem participar mais da vida do filho, acompanhar de perto na escola”.

Além das palestras, as escolas desenvolveram atividades recreativas para os alunos, café da manhã para os familiares e sorteios de brindes. Na Itamar Oliveira, o Dia D contou com a apresentação da Fanfarra da Lagoa dos Patos (FANLAP), ações de avalição antropométrica e orientação nutricional realizadas por estudantes da faculdade Unime.

Para a estudante Yasmin Moreira Machado, do 6º ano, a relação de pais e filhos também pode acontecer na escola. “Hoje o dia foi de juntar todos, família e escola. Não tivemos comemoração do dia das mães porque agora temos esse dia para comemorar com toda a família. Eu vim com minha tia e acho que a relação de pais e filhos precisa melhorar, precisam saber o que os filhos fazem na escola”.

O Dia D da Família na Escola foi criado pelo Ministério da Educação em 2001, como forma de atrair a participação de familiares e responsáveis aos espaços escolares. Este ano, o evento que é previsto no calendário letivo da educação, aconteceu em 29 unidades de ensino com atividades e programações variadas. Devido a semana de paralisações, greve e tempo chuvoso, as demais escolas da rede municipal irão realizar o seu Dia D da Família em uma nova data a ser comunicada para os familiares e responsáveis pertencentes as unidades.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading