Esquema especial montado pela Prefeitura garantiu segurança e limpeza nas praias na virada do ano em Lauro de Freitas

 Esquema especial montado pela Prefeitura garantiu segurança e limpeza nas praias na virada do ano em Lauro de Freitas

Um batalhão de agentes de limpeza, trânsito, fiscalização ambiental e guarda municipal foi mobilizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas para atender às demandas geradas pelo Réveillon nas praias do município, desde o dia 31. Na virada do ano novo, a multidão que ocupou as areias de Ipitanga, Vilas e Buraquinho para comemorar e pular as sete ondinhas deixou no circuito 26.4 toneladas de lixo que foram recolhidas no primeiro dia do ano pelos agentes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP). 

210 trabalhadores se revezaram das primeiras horas da manhã até as 17 horas. Os banhistas que voltaram às praias nesta quarta-feira (2/01) já encontraram praias limpas e mais uma turma de agentes pronta para mais uma jornada. “Na virada do ano fizemos uma força-tarefa para garantir a limpeza da Orla, e os serviços nos bairros também foram atendidos. Hoje voltamos à rotina”, afirmou o secretário da SESP, Renato Braz.

Cálculos da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) informam que mais de 20 mil pessoas se concentraram na Orla do município para comemorar a entrada de 2019. Em parceria com a Prefeitura, o policiamento foi reforçado com um efetivo de 86 policiais. Segundo o comandante da 52ª CIPM, major Fabrício Silva, não foram registradas ocorrências de relevância. A operação foi encerada por volta de 05h do dia primeiro, momento em que foi realizado o escoamento de todo o público presente na orla.

A segurança contou ainda com a guarda municipal e a atuação de 45 salva-vidas distribuídos em dez pontos fixos na orla até as 17h do dia 1º. Moradora da capital, Lourdes Monteiro levou a família para a praia de Vilas pela terceira vez. “Aqui a gente se sente mais seguro do que em Salvador, há um clima mais família e a gente observa que os serviços como salva-vidas, orientação de trânsito, funcionam”. 

TRÂNSITO

Os agentes de trânsito também tiveram muito trabalho na virada do ano, com o fluxo intenso de visitantes nas praias. Prestando um dos serviços especiais para as comemorações do Réveillon 2019, Márcio Ferreira orientou o tráfego de veículos na rotatória para a praia de Copacabana, em Vilas do Atlântico. A ordem era impedir estacionamentos irregulares, em fila dupla, e garantir a chegada e saída de todos da forma mais tranquila, informou o agente. 

Em Ipitanga e Buraquinho as equipes tiveram muito trabalho para garantir a mobilidade na orla e ruas do entorno. Nos demais bairros do município também tiveram serviços de controle de tráfego, segurança por videomonitoramento, fiscalização de poluição sonora e outros. 

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) trabalhou até as 23h do dia primeiro de janeiro na operação especial da virada de ano. Durante o feriado prolongando foram registrados 22 acidentes de trânsito sem vítimas, três com vítimas leve. A Settop registra 89 dias sem acidentes com vítima fatal nas vias de Lauro de Freitas.

Com equipes em plantão a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos atuou para conter a poluição sonora. Uma denúncia levou a equipe até uma residência alugada em Vilas do Atlântico, no fim da tarde desta terça-feira (1º). Os fiscais passaram orientações às pessoas que se encontravam na casa e o problema foi resolvido.

Nas praias, vendedores ambulantes também foram orientados e fiscalizados pela Prefeitura. Há 35 anos vendendo bebidas na praia de Vilas, o laurofreitense Raimundo Carlos Jesus apostou na renda extra. “Trabalho diariamente na parte da areia. Nesses dias, a movimentação é maior no calçadão”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading