Evento celebra 116 anos do educador Anísio Teixeira

 Evento celebra 116 anos do educador Anísio Teixeira
A educação de qualidade e inclusiva está sendo celebrada durante esta semana, em homenagem ao educador Anísio Teixeira, natural de Caetité, que completaria 116 anos nesta última terça-feira (12). Abrindo as comemorações, um seminário foi realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), voltado para estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, professores e funcionários do instituto, contando ainda com a presença de um dos filho de Anísio, Carlos Teixeira, e da pesquisadora da obra e da vida do educador, Clarice Nunes.

Durante toda a semana, haverá ainda exposição de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Escola Parque, veiculação de vídeo sobre Anísio Teixeira no pátio do IAT e acesso livre às produções do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais. Carlos Teixeira agradeceu as homenagens. “Para a família representa bastante que, 46 anos após a morte de meu pai, ele ainda seja homenageado com tanta frequência e que sua obra seja reconhecida e tão atual, com projeção para o futuro e para o projeto educacional brasileiro”.

Para a pesquisadora Clarice Nunes, o mais importante a ser ressaltado na obra de Anísio Teixeira é a defesa da democracia e de uma educação para a democracia. “Toda a obra do professor Anísio Teixeira foi pensada para as gerações futuras, então, celebrar a vida do professor Anísio é celebrar uma questão fundamental e contemporânea que é, por um lado, uma educação de qualidade para todos, e por outro a investigação científica e a valorização do profissional docente. Isso não é pouco”.

Inclusão, teoria e prática

O diretor do Iat, Severiano Alves, afirmou que Anísio Teixeira tem uma obra educacional atual, recorrente e viva. “O modelo que ele implantou no Brasil é esse onde se faz a educação em tempo integral com ensino integrado. Além de ser um teórico, ele era um executor, construiu as escolas parque em bairros pobres, para pessoas carentes”.

Jussara Barros e o filho, Felipe, que tem autismo, fazem karatê e dança de salão no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, idealizado por Anísio Teixeira. Para Jussara, o trabalho iniciado por Anísio é hoje uma oportunidade para o desenvolvimento do seu filho. “Meu filho estava depressivo e eu também e a Escola Parque foi um divisor de águas. Hoje eu já posso deixá-lo em outra sala, enquanto eu também faço aula, ele adquiriu autonomia. Lá a gente pode passar o dia porque tem várias atividades e o pessoal é muito acolhedor, de crianças a adultos”. Com informações Raul Rodrigues.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading