Falta de água na ilha de Itaparica ocorreu após quebra de adutoras, diz Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada ao governo do estado, emitiu nota de esclarecimento depois que moradores de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, denunciaram a falta de água na região. O prefeito da cidade, Marcus Vinícius (PMDB), também elevou o tom e ameaçou não tratar com o governo sobre a ponte Salvador-Itaparica até que o problema fosse solucionado.
“A Embasa informa que as irregularidades na oferta de água para a ilha de Itaparica nos últimos dias foram decorrentes de quebramentos em trechos de adutoras do sistema, que ocasionaram interrupções no fornecimento para realização de serviços de manutenção emergencial. A ocorrência de falhas no fornecimento de energia elétrica para as instalações da Embasa, por parte da Coelba, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, também afetou o abastecimento nos municípios de Vera Cruz e Itaparica”, disse a empresa baiana.
A gestora de recursos hídricos também ressalta que, nesta época do ano, com a chegada da população visitante, composta por veranistas, “o consumo de água nestes municípios é triplicado e muitos imóveis não dispõem de reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para atender a esse aumento da demanda”.
“A fim de garantir a continuidade do abastecimento, a Embasa realiza o monitoramento rotineiro das suas instalações e equipamentos eletromecânicos, os volumes ofertados, os níveis dos reservatórios e o abastecimento dos pontos críticos. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu cerca de R$ 8 milhões no sistema de Vera Cruz e Itaparica com serviços de substituição e duplicação de adutoras, extensões de rede e implantação do fusegate na barragem do Tapera, dispositivo que aumentou em 40% a capacidade de acumulação do manancial”, informou a Embasa. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading