Famílias assistidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculo dos CRAS começam a receber kits lanche do mês de agosto

 Famílias assistidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculo dos CRAS começam a receber kits lanche do mês de agosto

Todo mês, a expectativa da dona de casa Márcia Santos, 42, é a mesma: ser beneficiada com o kit lanche disponibilizado às famílias de crianças e jovens assistidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), para diminuir as despesas com alimentação e ter condições de arcar com outros custos do lar.

O kit composto por feijão, açúcar, arroz, leite, óleo, biscoito e margarina foi distribuído pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), na manhã desta quarta-feira (18), nas unidades instaladas em Vila Praiana e Portão, para Márcia e outras 58 pessoas. “Me ajuda muito nesse momento difícil. Com o desemprego, as coisas difíceis, eu já economizo para pagar outras contas”, contou. Ela é assistida pelo equipamento de Portão há dez anos.

Já a diarista Josenilda Dourado, 32, contou que por causa da demissão durante a pandemia, a escassez de recursos fez com que ela e a família diminuíssem os gastos com alimentação. “Vai encher o meu armário e garantir a nossa alimentação para os próximos dias”, revelou. Ela também é contemplada com o programa Bolsa Aluguel, da gestão municipal.

De abril a agosto, mais de 1.500 kits lanches foram disponibilizados. O benefício integra a estratégia da pasta para estimular a participação das famílias nas atividades dos Cras, segundo Tito Coelho, secretário da Semdesc. “Além de garantir a segurança alimentar dessas famílias, que foram diretamente impactadas pela pandemia, as cestas funcionam como um incentivo para que as famílias continuem participando das nossas ações”, contou.

As atividades semipresenciais dos equipamentos contam atualmente com 90% de adesão. Os trabalhos presenciais têm previsão de retorno a partir do mês de setembro, de acordo com Tito.

Novidade

Além dos alimentos secos disponibilizados mensalmente pela Semdesc para as famílias vinculadas aos equipamentos de assistência social do município, a pasta vai disponibilizar, diariamente, 1.000 litros de leite para este público a partir de setembro. “A expectativa é também disponibilizar o alimento para outras unidades cadastradas”, antecipou Tito Coelho.

Calendário de distribuição

Nesta quinta-feira (19), às 9h, será a vez de entregar os kits lanche para 59 famílias do Cras Itinga, na PEC 3.000; assim como para outras 71 pessoas do SCFV Parque São Paulo, às 11h, ao lado do Posto de Saúde do Parque São Paulo. Na sexta-feira (20) a entrega ocorrerá no Cras Areia Branca, às 9h, com 39 kits. Por volta das 10h, no SCFV Capelão, para outras 23 pessoas, e, para finalizar esta etapa, no SCFV Capiarara, às 11h, para 24 famílias.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading