abril 23, 2019

970×90

Festa de Reis abre o calendário cultural de Lauro de Freitas

Festa de Reis abre o calendário cultural de Lauro de Freitas

A tradicional Festa de Reis abre o calendário cultural de Lauro de Freitas neste final de semana. A manifestação, que celebra a visita dos Reis Magos a Jesus Cristo logo após o nascimento, acontece em dois bairros do município, Portão e Centro.

No sábado (5), a mestre da cultura Aidêe Nascimento, Dona Aidêe como é popularmente conhecida, leva às ruas de Portão o Terno de Reis Estrela Dalva.  O bumba meu boi percorre as ruas do bairro levando muita dança, cantigas e o colorido dos elementos culturais que compõem a festa. A concentração está marcada para 18h, no Terminal Turístico.

No domingo (6) é a vez do Boi Janeiro desfilar levando a tradição da Festa de Reis pelas ruas do Centro. Organizado por Vivaldina Conceição ou Dona Badinha, o cortejo, que acompanha as pastorinhas, o burrinho, boi e o vaqueiro, sai do final de linha, às 18h, e os participantes costumam parar para prestigiar as famílias mais tradicionais do bairro. 

A tradição do Terno de Reis veio para o Brasil com os colonizadores portugueses e se tornou uma das manifestações mais populares, especialmente no Nordeste onde é realizada desde o século XVIII. Com roupas típicas, o terno conta a viagem dos Reis Magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – guiados pela estrela guia até a gruta onde Jesus nasceu.

O calendário cultural de Lauro de Freitas agrupa mais de 20 festas como lavagens dos bairros, o Carnaval, emancipação, padroeiro e o dia do evangélico. Para o secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, “a realização das festas do calendário é uma maneira de fortalecer a cultura do município e mostrar a diversidade de manifestações. Um exemplo é a Festa de Reis, que é tradicional. A expectativa é que assim como no ano passado todas as festas calendarizadas aconteçam”.

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: