Fortes chuvas causam transtornos em Lauro de Freitas no último dia do ano

 Fortes chuvas causam transtornos em Lauro de Freitas no último dia do ano

As fortes chuvas que caíram em toda a madrugada desta terça-feira (31/12) em Lauro de Freitas causaram o transbordamento de rios, alagamento de ruas, queda de um muro e de árvores, e inundação de imóveis. 

Desde as primeiras horas da madrugada, equipes da Prefeitura circulam por toda a cidade prestando assistência às famílias atingidas e atuando na desobstrução de bocas de lobo e rios. Agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) estão nas áreas de maior fluxo de veículos buscando minimizar os transtornos. 

Nas localidades mais atingidas, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) avaliam danos e adotam providências. Escolas em todos os bairros foram disponibilizadas para atender famílias que necessitarem deixar suas casas. Até o momento uma família está desalojada e não há registro de desabrigados.

Foram cerca de 80 milímetros de precipitação entre as 2h e 5h da manhã, segundo informe do CEMADEN, que também emitiu alerta de risco alto para a região. 

Com o grande volume de precipitação, aliado à maré cheia que represou as águas do rio no momento de pico das chuvas, o rio Ipitanga transbordou inundando a avenida Beira Rio, que foi interditada ao trânsito, e vias próximas.

Os transtornos foram agravados nas primeiras horas da manhã com o intenso fluxo de veículos neste último dia do ano em direção ao Litoral Norte. O engarrafamento travou a avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), e vias do Centro. 

De acordo com balanço da Defesa Civil do município, as localidades mais atingidas foram a Boca da Mata, em Portão, trechos de Vida Nova, Luis Tarquinio, próximo ao shopping Estrada do Coco, no Centro, e Parque Santa Rita, Jardim Tarumã, e final de linha do Parque São Paulo, na Itinga.

 

Pegue a Via Metropolitana

A Prefeitura alerta os motoristas que saem da capital em direção ao Litoral Norte que utilizem a Via Metropolitana. De acordo com a Settop, pela Via Mwetropolitana o tempo entre São Cristóvão e Abrantes em horários de pico nos dias normais, é a metade do que seria gasto pela Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco). “Hoje, com o fluxo aumentado característico do final de ano, agravado pela inundação e interdição de uma via, o tempo gasto será ainda maior”, destaca o secretário Olinto Borri.

Ascom PMLF

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading