Frio marca os festejos juninos na Bahia

 Frio marca os festejos juninos na Bahia
As condições do tempo previstas para a Bahia no primeiro fim de semana do inverno, que também coincide com o feriado de São João, não deve ter mudanças significativas. Sistemas meteorológicos de diferentes características atuam em áreas distintas do estado.

Na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões oeste, São Francisco e norte, a massa de ar seco mantém o céu com poucas nuvens e sem chuvas, além de ter influência na umidade e nas temperaturas. Nessas regiões, durante o dia, a umidade pode chegar a 30%, nível preocupante para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal seria de no mínimo 60%.

Quanto às temperaturas, também são nessas regiões onde são esperados os maiores valores (máximas de até 35°C). De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), essas máximas serão mais frequentes durante a tarde, quando as taxas de umidade atingem os menores índices, o que as tornam mais nocivas à saúde.

Para a faixa centro-leste, que abrange as regiões nordeste, Recôncavo, sul, sudoeste e Chapada Diamantina, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam tendo influência. O céu deve se manter nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. No entanto, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas são para as regiões mais próximas ao litoral, tanto do nordeste quanto do Recôncavo Baiano.

A condição de céu encoberto também influencia nas temperaturas, principalmente nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde são esperados os menores valores (mínimas de até 13°C), típicas do inverno. Essas baixas temperaturas e a umidade elevada aumentam a possibilidade de formação de neblina, especificamente durante a noite e nas primeiras horas da manhã. A previsão de neblina também se estende para a região sul. Assim, mantém-se o alerta nessas áreas, sobretudo nas estradas, durante esse período de festas juninas.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as temperaturas vão se manter amenas, com valores oscilando entre mínimas de 20°C e máximas 29°C, com prevalência de céu nublado a parcialmente nublado. Podem ocorrer chuvas a qualquer hora do dia.

Maré e radiação

Para o período entre quinta-feira (23) e domingo (26), a maré deve atingir a altura máxima no entre 5h e 9h e entre 17h e 21h, com valores variando de 1,7 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 23h e 3h (do dia seguinte) e entre 11h e 15h, com valores variando de 0,2 a 0,8 metro. As ondas devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

No mesmo período, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) devem variar de 6 a 8. Estes índices estão classificados pela OMS nas categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves. Com informações Ascom/Inema.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading