Futebol de cegos destaca importância da inclusão nos processos educativos

 Futebol de cegos destaca importância da inclusão nos processos educativos

Educandos da Escola Municipal José dos Santos Paranhos tiveram a oportunidade de assistir a uma partida de Futebol de 5, popularmente conhecido como Futebol de Cegos, na tarde desta quarta-feira, dia 25. Atletas da Seleção Brasileira fizeram uma demonstração na quadra da unidade e, em seguida, disputaram uma partida com educandos da unidade, que jogaram com os olhos vendados. O objetivo da atividade foi simbolizar a importância da inclusão nos processos educativos.

O evento dá continuidade à programação elaborada pela Coordenação da Educação Básica para destacar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) e Dia Municipal dos Surdos (26/09). Outras realizações foram o II Encontro Educação Inclusiva e Diversidade, que ocorreu na terça-feira (24), na Unime, e a entrega da 11ª Sala de Recursos Multifuncionais (SEM) da rede, localizada na Escola Municipal Jardim Ipitanga.

“A Cegueira é uma barreira, mas não é um obstáculo para que possamos alcançar nossos sonhos e objetivos”, afirmou o zagueiro e ala defensiva da Seleção Brasileira, Cássio Reis. Morador de Lauro de Freitas, Cássio ficou cego aos 14 anos, por problemas de saúde. Aos 17, começou a praticar futebol e hoje, aos 30 anos, na seleção, é tetracampeão dos Jogos Parapan-americanos e heptacampeão brasileiro. “Há diversos tipos de barreiras, cada pessoa tem a sua, mas com dedicação e incentivos necessários qualquer pessoa pode ser vencedora”, completou Cássio.

Atentas à partida, as educandas Poliana Correia Brasileiro, que cursa o terceiro ano do Fundamental I, na Escola Cadetes Mirins Eusébio de Brito, e a ex-aluna da rede, Tainara Vasconcelos, que cursa o ensino médio, em uma unidade estadual, afirmaram que o evento foi motivador. “Eu já tinha assistido um jogo desses, sei como é, isso é muito bom porque a gente conhece outras pessoas como a gente e entente que somos como qualquer outra pessoa”, afirmou Tainara que pretende cursar pedagogia na universidade, para se tornar professora de braile.

A educadora da rede municipal de Lauro de Freitas, Paula Josane, especialista em Atendimento Educacional Especializado, afirma a importância da inclusão nos processos educativos, destacando as SRM. Paula é responsável pela unidade da Escola Municipal José dos Santos Paranhos, que atende aos 20 educandos cegos da rede. A sala é equipada com diversos instrumentos de acessibilidade como impressora braile, livros acessíveis e máquina braile, que complementam e suplementam as atividades desenvolvidas em aula, cooperando para que o educando com deficiência acompanhe o conteúdo didático.

O acesso à sala de recursos multifuncionais é sempre no turno oposto ao das aulas e ocorre até o momento em que o educando não mais precisa. Além disso, na unidade também são desenvolvidas técnicas e orientação de mobilidade que cooperam para que o educando seja um cidadão autônomo, não dependendo de outras pessoas para executar atividades cotidianas. Outra iniciativa que ajuda no processo de inclusão da pessoa com deficiência desenvolvida pela rede municipal de ensino de Lauro de Freitas é o ‘Caderno Amigo’.

Comumente, os professores que atuam em turmas que têm cegos priorizam mais a fala que a escrita. Porém, quando é necessário ministrar o conteúdo de modo escrito, utilizando a lousa ou projetor de slides, por exemplo, um educando escreve sobre uma folha de carbono, com um papel em branco abaixo, constituindo uma cópia do material. Em seguida, o ‘ledor’ lê todo o conteúdo para o educando com deficiência. A metodologia não é apenas inclusiva, também desperta sentimentos de cooperação e solidariedade na turma, tornando a escola municipal um ambiente cada vez mais inclusivo.

Jornalista Moabe Breno

Foto Rafael Magno

ASCOM/PMLF SEMED

26/09/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading