Google fica fora do ar e exibe mensagem misteriosa

Google ficou fora do ar na tarde desta última terça-feira (03). A interface do buscador foi alterada e exibia uma imagem de anime e uma mensagem: “É um ótimo momento para morrer”.

A autoria do ataque é reivindicada por um hacker (ou um grupo) chamado Kuroi’SH. O texto ainda faz menção a outros hackers como forma de agradecimento.

O ataque tirou do ar o buscador e outros serviços como o Google Maps, o Tradutor e o Google Flights. O YouTube segue funcionando, assim como a rede social Google+.

LF News pôde constatar que o problema atingiu usuários de diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Procurado, o Google não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

O ataque sofrido é conhecido como “defacement“, quando a interface de um site é substituída por outra. Esse tipo de recurso normalmente é usado por ativistas para espalhar mensagens de protesto. Desta vez, no entanto, nenhuma mensagem foi propagada no ataque.

Na segunda quinzena de dezembro, o Google sofreu um ataque ao seu DNS em Bangladesh, segundo o IB Times. Em agosto do ano passado, uma mensagem similar apareceu após um ataque de hackers direcionado ao site da operadora Tim.

Atualização: Os serviços do Google que estavam fora do ar voltaram a funcionar. O Google Brasil enviou um posicionamento oficial sobre o caso por e-mail a EXAME.com. Leia-o na íntegra a seguir:

Alguns usuários de internet no Brasil tiveram problemas ao acessar o google.com.br devido a um comprometimento de servidores DNS: ou seja, a alteração maliciosa das configurações de direcionamento desses servidores, levando o usuário a um site diferente do que ele pretende acessar. O Google não é responsável pelos servidores de DNS afetados, por isso notificou os administradores, que corrigiram o problema em 30 minutos. Os usuários ainda afetados podem fazer a troca do servidor DNS de sua rede, já que não há nenhum comprometimento do sistemas do Google. O DNS Público do Google pode ser uma alternativa. Veja como configurar sua rede neste link (em inglês).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading