Governador anuncia segundo escalão nesta terça. Disputa maior é pelo comando da Embasa e Detran

 Governador anuncia segundo escalão nesta terça. Disputa maior é pelo comando da Embasa e Detran

Nesta terça-feira (26), o governador Rui Costa (PT) deve concluir os arranjos em torno do segundo escalão do seu governo. A promessa é que o anúncio saia no Papo Correria, programa transmitido em sua página no Facebook, às 19h. Conforme já antecipamos, a disputa maior gira em torno dos comandos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Estariam no páreo pela Embasa o PP do vice-governador João Leão, o PR, comandado pelo ex-deputado José Carlos Araújo e o Podemos do deputado federal José Carlos Bacelar, que mais uma vez ficou de fora da composição da montagem do primeiro escalão. O PR também já declarou o desejo de manter em sua cota a Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa). 

No caso do Detran, a briga maior estaria entre o entre o atual detentor do posto: o Podemos e novamente o PP, que tenta emplacar o ex-deputado Luiz Augusto no cargo, mesmo após veto do governador ao seu nome. Como carta na manga, teriam o nome a indicação do major Márcio Luiz Blanco, considerado nome técnico.

Major Blanco, hoje, integra a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA). Antes Blanco era lotado na Casa Militar do governador. O partido do vice-governador também estaria de olho na manutenção da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). 

Enquanto isso, para a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), após a saída do diretor executivo Eduardo Pessoa, é dada como certa a indicação do irmão do senador Angelo Coronel, Carlos Henrique Martins, para o posto na conta do PSD. A sigla deve manter ainda os espaços que possui. 

Para a cota do PDT, conforme conversa com o deputado federal e presidente estadual, Félix Mendonça Júnior, a ida da ex-secretária de Agricultura Andrea Mendonça para Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) está praticamente confirmada, bem como a saída de Alexandre Brust da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). “Brust deve migrar para Agricultura [Seagri], levando em conta que a CBPM é um órgão superavitário e que precisa de renovação”, justificou, complementando se tiver mais algum espaço reservado ao partido será a cargo do governador.

No âmbito do PSB da deputada federal Lídice da Mata, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Hita, deve comandar a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Antonio Carlos Tramm a CBPM e o ex-deputado federal Bebeto Galvão no comando do escritório de Rui em Brasília, se aceitar o desafio.

A expectativa do PCdoB, conforme afirmou o próprio presidente estadual e secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, é em manter a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). 

Enquanto isso, o PT, partido do chefe do Executivo, confirma o desejo de manter os espaços conquistados na última administração. 

Na lista estariam, conforme frisou em conversa com a reportagem o presidente da legenda, Everaldo Anunciação, a Companhia de Desenvolvimento a Ação Regional (CAR),  a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 

“A ideia é manter os espaços que já possuímos, sem grandes problemas”, disse. Ele, porém, não citou nomes dos possíveis titulares, mas disse acreditar em possíveis manutenções. Informações chegadas, no entanto, dão conta de que a ex-deputado Luiza Maia pode emplacar algum desses postos. 

Carlos Geilson, o mais novo governista, ainda sem partido, também deve entrar nessa nova composição.

Bnews

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading