Governo da Bahia desapropria áreas para construção da ponte Salvador-Itaparica

O governo do estado publicou uma ordem de desapropriação de terras para a construção de acessos viários à ponte Salvador – Itaparica, além de modificações no projeto para incorporar mudanças no Sistema Viário Oeste (SVO), do qual a ponte faz parte. Os decretos foram assinados pelo governador em exercício, João Leão – que ocupa o cargo durante a vagem de Rui Costa à França.

De acordo com a Secretaria do Planejamento (Seplan), o decreto n° 17.157 define pequenas áreas no bairro do Comércio, que serão utilizadas para a construção dos pilares da cabeceira soteropolitana da ponte e dos viadutos que farão a conexão da mesma com a rede viária de Salvador. Já o decreto n° 17.158 delimita as futuras faixas de domínio do novo sistema viário na Ilha, que compreenderá a duplicação da BA-001, sua transformação parcial em via urbana, e a construção de uma nova rodovia “variante”, que deverá absorver o tráfego de passagem no município de Vera Cruz.

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A Seplan informou que os decretos visam atender às demandas da comunidade da Ilha de Itaparica para adequar o projeto SVO às diretrizes estabelecidas pelos novos planos urbanísticos para Vera Cruz e Itaparica, principalmente àquelas definidas pela revisão dos PDDUs desses dois municípios.

Ao todo, serão cerca de cinco milhões de metros quadrados distribuídos em 20 áreas da capital e do município de Vera Cruz. Apesar de ainda não haver definições sobre a forma de investimento da ponte – que deve ser desenvolvida por um modelo de Parceria Público-Privada (PPP), o governo informou que pretende instalar ao menos três pedágios no trecho.

Ponte Salvador-Itaparica criará três pedágios; cabeceira ficará entre feira e ferry

O complexo da ponte Salvador – Itaparica, integrante do projeto do Sistema Viário Oeste (SVO), deverá ter três praças de pedágio. A informação foi atualizada pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan).

Os pontos de pedágio se localizarão no continente, no município de Castro Alves; na Ilha, próximo à cabeceira da ponte; e entre a Ponte do Funil e o município de Nazaré. Em Salvador, o equipamento começa entre a Feira de São Joaquim e o terminal do sistema ferry-boat, conectando-se com a Via Expressa por meio de viadutos e túneis – o atual projeto prevê a construção de quatro viadutos e dois túneis.

Na Ilha, a ponte ficará situado em Gameleira, entre Bom Despacho e Mar Grande. Apesar da concessão da licença, ainda não há, de acordo com a Seplan, uma previsão para o início das obras. “A difícil conjuntura econômica e fiscal do país tem imposto atrasos em quase todos os grandes projetos de infraestrutura”, informou a secretaria em nota.

Das quatro empresas que apresentaram interesse no projeto, uma enviou em agosto uma equipe de técnicos para a continuidade das conversas: a China Road and Bridge Corporation, que já assinou um memorando de entendimento com o governo do Estado durante a missão oficial do governador à China, em março deste ano.

As alterações previstas na versão mais recente do projeto, a serem feitas na BA-001 compreendem a transformação da atual rodovia em avenida, nos trechos urbanizados, e a construção de uma nova estrada, adentrando o interior da Ilha, que fará ligação com trechos rurais da BA-001. “Essa nova estrada, “variante”, deverá cumprir também a função de linha demarcatória da zona de conservação ambiental na contracosta de Itaparica”, diz a Seplan em nota.

 

Por Luana Ribeiro

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