Governo da Bahia inicia caravana de escutas: “Juventude precisa ser ouvida para construir políticas públicas reais”

 Governo da Bahia inicia caravana de escutas: “Juventude precisa ser ouvida para construir políticas públicas reais”

O Governo da Bahia inicia, nesta sexta-feira (30), a Caravana de Escutas Sociais para Atualização do Plano Estadual de Juventude, uma ação que visa atualizar a política estadual voltada aos jovens baianos. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), por meio da Coordenação Geral de Políticas de Juventude (COJUVE) e do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), começa às 13h, no Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães, em Feira de Santana. A atividade conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Juventude (CMJ).

A caravana é uma mobilização participativa e descentralizada que irá percorrer 24 municípios, cobrindo sete mesorregiões e todos os 27 territórios de identidade da Bahia. O objetivo é promover escutas ativas com jovens de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais, assegurando que suas realidades sejam incorporadas à construção de um novo ciclo de políticas públicas voltadas para essa população.

A proposta, que reafirma o compromisso do Estado com a democracia participativa e o protagonismo juvenil, surge a partir da deliberação da 1ª Reunião Ordinária do COIJUVE, realizada em 21 de maio, quando foi criado um Grupo de Trabalho Governamental para atualizar a Lei nº 12.361/2011, que institui o Plano Estadual de Juventude. A caravana destaca a importância da escuta ativa, da equidade e do respeito à pluralidade como bases para políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.