dezembro 08, 2023

970×90

Governo do Estado entrega 30 novos leitos e amplia serviço de nutrição no Hospital Geral Clériston Andrade

Governo do Estado entrega 30 novos leitos e amplia serviço de nutrição no Hospital Geral Clériston Andrade

Com investimento superior a R$ 13,6 milhões entre obras e equipamentos, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, entregou nesta segunda-feira (28), 30 novos leitos e a ampliação do serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Ao todo, a unidade que é referência para atendimentos a pacientes graves, passa a contar agora 374 leitos.

De acordo com a secretária, “a entrega dos novos leitos com perfil cirúrgico possibilitará ampliar a resolutividade da unidade, que hoje já realiza 700 procedimentos cirúrgicos por mês, em média”, ressaltou Roberta Santana.

Ao contabilizar os investimentos recentes e em curso na área da saúde em Feira de Santana, o Governo do Estado tem mais de R$ 460 milhões aplicados em obras entregues e em andamento, equipamentos adquiridos e contratos com entidades filantrópicas e privadas no município.

*Mais de 2.600 refeições por dia*

O novo serviço de Nutrição e Dietética do HGCA conta com 140 colaboradores, incluindo cozinheiros, ajudantes, auxiliares, copeiros, técnicos e nutricionistas. Diariamente, a equipe produz 2.600 refeições e dietas especiais para pacientes, acompanhantes e servidores da unidade. Além disso, prepara cerca de 100 litros de dieta enteral e suplementos orais.

Para a diretora-geral da unidade, Cristiana França, a construção de um novo refeitório e cozinha possibilitam prestar uma assistência nutricional ainda melhor. “A equipe já fazia um excelente trabalho colaborando com a recuperação e controle de doenças por meio da nutrição. Agora, com um ambiente ampliado e renovado, o trabalho que perpassa pela avaliação, acompanhamento clínico-nutricional e até orientações dietéticas de alta hospitalar, será intensificado”, destacou a diretora-geral

Parte do investimento realizado na ampliação do serviço de Nutrição e Dietética do HGCA foi executado em atendimento à conciliação judicial promovida no bojo da Ação Civil Pública nº 0000181-10.2015.5.05.0196, celebrada entre o Estado da Bahia o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado da Bahia.

*_Fonte: Ascom/Sesab_*
Fotos Mateus Pereira GOVBA

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde