Governo quer tornar Planserv mais forte

 Governo quer tornar Planserv mais forte

Um dos maiores planos de saúde do Brasil está perto de se tornar também um dos mais modernos. Esta é a missão dada pelo Governo do Estado ao Planserv, que lança, em agosto, licitação para contratar uma empresa especializada para aprimoramento da gestão do plano dos servidores públicos estaduais. Mais forte e moderno, o Planserv vai melhorar a assistência e o atendimento a 500 mil servidores do Estado e seus familiares. O Termo de Referência da contratação da empresa já está disponível no site comprasnet.ba.gov.br.

“A gestão da assistência permanecerá sob o comando do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração [Saeb]. A contratação desse apoio operacional visa principalmente otimizar a gestão do Planserv, tornando-o melhor para seus beneficiários”, afirmou a coordenadora-geral do plano, Cristina Cardoso. 

Esse e outros pontos foram esclarecidos em audiência pública realizada em Salvador, na última terça-feira (18). Participaram do encontro, conduzido por Cristina Cardoso, representantes de empresas locais e de outros estados que, até a data de publicação do edital, podem enviar questionamentos a respeito do assunto para o endereço consulta.publica@planserv.ba.gov.br. 

Fortalecimento do Planserv

Com o apoio operacional, o Planserv visa garantir sustentabilidade de longo prazo; atualização científica e tecnológica; qualificação e especialização dos serviços; modernização e integração de processos, sistemas e serviços; software com performance adequada e ferramenta de Business Inteligence (BI); análise preditiva da sinistralidade; ampliação da capacidade operacional; melhoria na assistência com ganhos na saúde do beneficiário e aprimoramento nos mecanismos de controle. 

A empresa a ser contratada disponibilizará software com ferramentas gerenciais, táticas e operacionais para gestão de plano de saúde; prestação de serviços de consultoria para aprimoramento da gestão; implementação e operacionalização de programa integrado de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos. Todo o controle da gestão do Planserv continuará com o Governo do Estado, portanto a contratação da empresa não representa terceirização ou privatização da assistência.

Avanços na gestão

O software a ser implantado permitirá conectividade com a rede prestadora, auditores, colaboradores do Planserv, médicos e beneficiários. Com o maior controle, será possível avaliar e validar a consistência, coerência, unicidade e formato de dados. “O sistema vai permitir a integração completa com sistemas e bases de dados do Estado que controlem as informações de beneficiários e prestadores, o que vai favorecer a melhor gestão do plano”, diz a coordenadora. 

Os ganhos também incluem o acompanhamento do desempenho dos prestadores, permitindo acesso para consulta de informações e acompanhamento de demandas. Serão avaliados, sistematicamente, a documentação e os serviços assistenciais da rede de prestadores, considerando os níveis de resolubilidade, segurança, complexidade e conforto para o beneficiário, o que contribui para a qualificação da rede de serviços oferecida pelo plano.

Aproximação com o beneficiário

O trade da saúde como um todo trabalha hoje não só no âmbito assistencial, mas, e principalmente, na promoção da saúde e prevenção de agravos. “A implementação dessa medida foi motivada não só pela necessidade imperiosa de ajustar tecnicamente o Planserv a um modelo gerencial adequado às suas demandas atuais, mas, sobretudo, pela determinação em promover a saúde e prevenir os agravos aos seus beneficiários, o que vamos conseguir conhecendo melhor os seus perfis”, destaca Cristina Cardoso. 

Esse conhecimento será aprimorado com a implantação do novo software, já que o sistema atual encontra-se defasado – data do início do ano 2000 – e não comporta mais as novas demandas e funcionalidades. Com o novo sistema, será possível manter atualizado o cadastro de beneficiários, realizar a movimentação cadastral, permitindo que a mesma seja efetuada via web, digitalizar a documentação cadastral e disponibilizá-la para acesso online. 

O novo sistema vai possibilitar o rastreamento do perfil de utilização da assistência, o que irá municiar o Planserv na implantação de programas de saúde de acordo com as linhas de cuidado mais solicitadas. Também serão desenvolvidas ações de conscientização e promoção da saúde, além de monitoramento contínuo dos beneficiários identificados na estratificação, nas faixas de maior risco, segundo as linhas de cuidado definidas pelo Planserv.

“A meta é implementar e manter cuidado integrado ao paciente, que será monitorado permanentemente, através do registro das informações clínicas e gerenciais”, acrescenta a coordenadora. Outras vantagens da medida são a criação de um portal de serviços e site na web, o desenvolvimento de um aplicativo móvel e a implantação de uma Central de Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading