Homenagem aos idosos levou música e serviços à praça da Matriz

 Homenagem aos idosos levou música e serviços à praça da Matriz

Praça cheia, alegria e diversão marcaram a celebração em comemoração aos 14 anos do Estatuto do Idoso. O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (29), reuniu idosos e familiares na Praça da Matriz. Uma programação especial foi dedicada a eles. 

Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lauro de Freitas, Huldaci Santana explicou que a atividade buscou fortalecer a política para a pessoa idosa. “A ação veio para marcar a importância do Estatuto do Idoso e a necessidade de sua aplicação efetiva. Foi muito gratificante ver a participação da população e dos colaboradores”.


Os idosos foram homenageados com música pela Banda da Base Aérea de Salvador e pelo Coral Infantil PROFESP. Os idosos também tiveram à disposição serviços de beleza, atividades corporais e serviços sociais. Parceira da SEMDESC, a Faculdade Maurício de Nassau realizou atendimento jurídico através do balcão de justiça, e a Secretaria de Trânsito e Transporte fez a emissão de Carteira de Passe Livre e Cartão do Estacionamento.

Morador de Portão, o aposentado João Messias quis aproveitar todos os momentos da atividade. “Hoje é um dia muito importante e temos que comemorar. A festa está sobrenatural. Já dancei, já lanchei, estou me divertindo bastante. Tá tudo jóia”.


Para Estelita Ferreira, hoje os idosos receberam um tratamento que precisa ser rotina na vida deles. “Estamos sendo tratados com muita delicadeza e atenção e o estatuto mostra que temos esse direito. Tem muitas coisas que eu não sabia e que aprendi com o estatuto. A festa está deliciosa, já sambei, já cantei. Estou muito feliz com essa festa feita pra nos. Essa gestão dá muito valor aos idosos”. 

O Estatuto – A Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso foi sancionada em 1º de Outubro 2003 pelo presidente Lula. O documento explica e garante os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A partir da sanção, o dia do idoso que era comemorado 27 de setembro passou a ser celebrado na mesma data da sanção do estatuto. 


O inciso 1º do artigo 4º do Estatuto determina que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. Ainda assim a cada 10 minutos um idoso é agredido no Brasil.

Os idosos representam 17% da população brasileira conforme dados do IBGE. São aproximadamente 24 milhões de pessoas acima de 60 anos no país, responsáveis por 21% da massa de rendimento total do país. O IBGE prevê que até 2050 a quantidade de idosos no Brasil deve triplicar.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading