Hospital Jorge Novis finaliza Mutirão de Cirurgias com sucesso

 Hospital Jorge Novis finaliza Mutirão de Cirurgias com sucesso

Foram 23 dias ininterruptos em que a equipe do Hospital Municipal Dia Jorge Novis se dedicou ao Mutirão de Cirurgias em Lauro de Freitas. Participando pela segunda vez do programa do Governo do Estado, o HMJN colocou sua estrutura e servidores para atender as demandas do Programa, além de manter os atendimentos de rotina da unidade. O Mutirão teve início no dia 8 de novembro e finalizados na última semana atingindo um total de 453 procedimentos.
Assim como na primeira edição do Mutirão de Cirurgias em Lauro de Freitas, o programa não atendeu apenas moradores locais. Neste segundo momento, 33% dos pacientes vieram de outras cidades. Além das cirurgias de vesícula, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica), histerectomia (útero) realizadas no Jorge Novis, o Mutirão de Cirurgias encaminhou 200 pessoas para cirurgia de tireoidectomia (retirada da tireoide) e cadastrou crianças para procedimentos de amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).
A maioria dos pacientes realizou cirurgia de vesícula. Nesse procedimento foi utilizada a vídeolaparoscopia, técnica em que são feitas quatro incisões no abdome do paciente por onde é introduzida uma microcâmara de alta definição. A cirurgia é realizada com menor manipulação e menos cortes, e tem recuperação mais rápida. Na rede particular a cirurgia de vesícula por vídeo custa cerca de 10 mil reais.
Para a diretora do Jorge Novis, Elisa Daltro, o hospital manteve a política de atendimento humanizado que pratica desde a reaberta da unidade, em julho de 2017. “O Mutirão de Cirurgias foi um sucesso, os objetivos foram atingidos. Ofertamos eficiência técnica e atendimento humanizado conforme os preceitos do SUS, que são a universalidade, a integralidade e a equidade”. Na primeira edição em Lauro de Freitas o Mutirão de Cirurgias realizou 1.040 procedimentos.
Além dos pacientes do Mutirão de Cirurgias, o HMJN manteve o atendimento médico ambulatorial de rotina da unidade. Nesse período 1506 pacientes foram atendidos e 1.500 exames realizados como ultrassonografia, endoscopia, punção mamária, mapa e eco cardiograma. No mês de novembro o hospital recebeu mais de 3.400 pacientes.

 

Jornalista Mariana Cedrim
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
06/12/2018
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading