Hospital Municipal Jorge Novis fechou o sábado de horários extras com 250 atendimentos realizados

 Hospital Municipal Jorge Novis fechou o sábado de horários extras com 250 atendimentos realizados

Com apoio do corpo médico, de enfermagem e suporte, o Hospital Municipal Dia Jorge Novis fechou o sábado (18) de atendimentos extras com 250 procedimentos realizados. A unidade funciona normalmente de segunda a sexta-feira, mas para diminuir o tempo entre a marcação e o atendimento do paciente, abriu excepcionalmente pela segunda vez em um sábado.

Os pacientes previamente agendados na Central de Regulação, foram atendidos nas especialidades de gastrenterologia, endoscopia, eletrocardiograma e ultrassonografia de mama, tireoide, transvaginal e abdômen total. Foram realizadas também sete cirurgias urológicas de médio e pequeno portes.

“A marcação foi rápida e o atendimento ótimo. Moro em Salvador, mas aqui é melhor”, declarou Edilson Dias enquanto aguardava sua vez para realização da cirurgia de vasectomia. Atraídos pela iniciativa, algumas pessoas foram ao HMJN sem agendar. Uma parte foi cadastrada; outros orientados a procurar a Central de Regulação para serem atendidos na escala normal.

“O Hospital Jorge Novis tem um perfil diferenciado e tem sido fundamental para melhorar o acesso aos atendimentos especializados, exames e cirurgias, diminuindo muito o fluxo na Regulação. Isso já é feito no cotidiano, agora estamos realizando este atendimento extraordinário pra ofertar ainda mais serviços para a população”, ressaltou a prefeita Moema Gramacho.

Para Genilda Reis, que passou por consulta com uma gastroenterologista, o atendimento oferecido pelo HMJN é impecável. “Aqui não tenho do que reclamar. Esse atendimento de sábado é muito bom pra Regulação, que já está bem melhor com a distribuição de novos postos em Lauro de Freitas, e para nós”, afirmou a moradora de Itinga.

Coordenador da Central de Regulação, Alan Reis destaca o esforço da gestão para agilizar e ampliar o atendimento na saúde. “São várias frentes de ação. Além de descentralizar a regulação com a instalação de postos de agendamento em sete bairros, o que reduziu muito as filas, estamos trazendo novas especialidades para a rede própria, fazendo novos convênios e botando equipamentos para funcionar”.

Alan chama a atenção também para o número crescente de pessoas de municípios vizinhos que buscam atendimento na rede municipal de Lauro de Freitas. “Pra se ter uma ideia, o município que conta oficialmente com menos de 200 mil habitantes tem, hoje, mais de 300 mil cartões do SUS cadastrados na rede”. São exatos 304.342 usuários cadastrados segundo dados do Núcleo Técnico do Ministério da Saúde.

Alan Reis adianta que os atendimentos extras aos sábados devem continuar em outras unidades de saúde do município. Além dos dois sábados extras no Jorge Novis, a iniciativa também já foi realizada na Policlínica Professor Carlos Bastos, na Vila Praiana com sucesso.

O Hospital Municipal Dia Jorge Novis foi reaberto em 2017 pela atual gestão e realizou mais de mil operações durante o Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado, no ano passado. A unidade realiza atendimentos nas áreas de cardiologia, neurologia, urologia, proctologia, gastroenterologia, endocrinologia e dermatologia. Só no período de outubro/17 a março/18 a unidade atendeu mais de 7,6 mil pessoas e realizou 1.463 cirurgias.

Jornalista Mariana Cedrim

Fotos Rafael Magno

Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas

20/08/2018

71 3288 8371

Site laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading