IFBA de Lauro de Freitas realiza ‘I Workshop Mulher: Singular e Plural’ no próximo dia (07)

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Lauro de Freitas, situado em Itinga, realiza no dia (07/03), das 8h às 18h, o I Workshop Mulher: Singular e Plural. O objetivo do evento é propor reflexões sobre o universo feminino no contexto da contemporaneidade, através de múltiplas atividades, incluindo palestras, oficinas, exposições, atrações culturais e serviços diversos. O evento é destinado sobretudo para mulheres de todas as idades, mas, também pretende atingir o público masculino, que precisa ser conscientizado sobre o universo feminino e suas especificidades.

Comemorado anualmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX. À época, as mulheres tinham jornadas de trabalho de 15 horas diárias, e costumam ganhar um terço do salário pagos aos homens. Trata-se, portanto, de uma celebração das conquistas das mulheres ao longo dos anos. Assim, desde o início do século XX vem sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e por diversos países, assim como no Brasil.

O esforço na promoção desses momentos de reflexão é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mais de um século se passou desde os acontecimentos que motivaram a criação desta data comemorativa, porém mesmo com todos os avanços, o sofrimento é presente na vida de muitas mulheres, não importando origem ou condição social. São salários mais baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nessa história.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGFbVPUfsB6u1FIx2g4BN2ZfK19K3G3FdoP1YBaNUUb4aJrw/viewform 

 

O quê: I Workshop Mulher: Singular e Plural

Onde: IFBA, Campus Lauro de Freitas – Av. São Cristóvão, S/N, Itinga, Lauro de Freitas – Próximo à Delegacia de Itinga e à UPA, em frente à Escola Municipal 2 de Julho
Quando: 07/03/2017, das 08:00 às 18:00

Programação:

08:00 – Abertura
08:30 – Palestra: Auto estima e amor próprio. As molas propulsoras para enfrentar os múltiplos papéis sociais da mulher.
09:30 – Oficinas
11:00 – Intervalo
11:30 – Palestra: Resgate do Feminino
12:30 – Intervalo para almoço
14:00 – Palestra: A mulher e as relações sociais na sociedade contemporânea
15:00 – Oficinas
16:00 – Intervalo
16:30 – Palestra: Assédio moral no ambiente de trabalho
17:30 – Encerramento

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading