Lauro de Freitas intensifica vacinação contra raiva animal a partir desta terça, dia 3

 Lauro de Freitas intensifica vacinação contra raiva animal a partir desta terça, dia 3

Com a Bahia em alerta epidemiológico, a Prefeitura de Lauro de Freitas vai reforçar a Vacinação Antirrábica Animal a partir desta terça-feira (3). A Campanha de imunização de cães e gatos segue até o dia 4 de agosto, em vários pontos da cidade, das 9h às 15h. Os animais devem ter mais de três meses de idade e não podem estar doentes, as fêmea recém-parida só podem ser vacinadas após 15 dias do resguardo e o dono deve levar o cartão de vacina do seu animal.

A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção dos donos de animais para a importância da vacinação. O vírus rábico está circulante no município depois que foram confirmados laboratorialmente quatro casos de morcegos e um cão positivo para raiva. A vacinação é a única forma de quebrar a cadeia epidemiológica de transmissão, impedindo que o vírus alcance a população. No homem a raiva é fatal.

Sintomas:

A raiva é transmitida pela saliva do animal doente em contato com a pele, por mordidas, arranhões ou lambidas. Geralmente os principais sintomas é a mudança de comportamento do animal, que passa a babar muito, pode ficar muito bravo, apresentar dificuldade de engolir e paralisia das patas traseiras, além do latido diferente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) tem reforçado as ações de vacinação contra a raiva. No ano passado, 21.751 cães e 8.326 gatos foram imunizados contra a doença.

Locais de vacinação:

SEGUNDA – Shopping 10 (Itinga), USF Noel Alves (Portão), USF Capelão, PSF Vida Nova e Clube de Vilas

TERÇA – Escola Enock Amaral (Centro), Vila Nova (Portão), Areia Branca (AR), Escola Jardim Ipitanga (Vida Nova), Clube Ipitanga (Centro).

QUARTA – Parque Ecológico (Vilas), USF Irmã Dulce (Portão), Escola Amauri Montalvão (Areia Branca), PSF Vida Nova, Policlínica Carlos Bastos (Vila Praiana).

QUINTA – PA Nelson Barros (Centro), Terminal Turístico de Portão, USF Jambeiro, Escola Jardim Ipitanga (Vida Nova), USF Parque S. Paulo (Itinga)

SEXTA- Clube de Vilas, Escola Pedro Paranhos (Portão), USF Areia Branca, PSF Vida Nova e Sartre COC (Vilas).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading