Lauro de Freitas já vacinou 40% da população adulta contra a Covid-19

 Lauro de Freitas já vacinou 40% da população adulta contra a Covid-19

O município de Lauro de Freitas já aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 40% da população adulta. O dado divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (23), mantém o município em primeiro lugar no ranking de imunização entre as cidades da Região Metropolitana, sendo a que mais rapidamente administra as doses destinadas para os integrantes do público-alvo. No total, até agora 60.141 pessoas receberam a primeira dose.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Lauro de Freitas residem aproximadamente 201 mil pessoas, destas 50.080 são menores de 17 anos. Entre os adultos de 18 aos 59 anos o município soma 119.597 pessoas e no grupo de 55 aos 80 anos são 31.975. “Os menores de 18 anos ainda não fazem parte do público-alvo para ser vacinado, portanto o município calcula o percentual de vacinas aplicadas a partir dos maiores de 18 anos”, explicou o secretário de saúde, Augusto César Pereira.

Os dados apontam que 22.328 das pessoas já completaram o ciclo das vacinas com as duas doses. Para o secretário, a agilidade no processo de imunização deve-se às estratégias implementadas pela gestão como a implantação de drives de vacinação em diferentes pontos da cidade, a extensão da aplicação das doses nos finais de semana e feriados e ampliação das equipes que aplicam a vacina.

Outros indicadores

O boletim de imunização aponta que mulheres são maioria entre os vacinados no município. Os registros indicam que 35.030 mulheres estão vacinadas em Lauro de Freitas, já os homens são 23.654 vacinados. Entre os públicos separados por faixa etária, os integrantes com idade entre 60 aos 69 anos, estão entre os de maior percentual entre os vacinados somando 13.469 doses aplicadas, em seguida aparece as pessoas entre 50 aos 59 anos com 12.639 vacinados e pessoas com 70 aos 79 anos são 6.982 vacinadas.

O município também já aplicou doses de vacinas contra a Covid-19 em 23 grupos prioritários e mais de 30 comorbidades. Entre eles estão:

 

– Profissionais de Saúde;

– Profissionais de Saúde Autônomos;

– Idosos em ILP’S (Instituições de Longa permanência);

– Pessoas acima de 52 anos;

– Quilombolas;

– Indígenas;

– Pessoas em situação de rua;

– Pessoas com deficiência;

– Agentes de Limpeza Urbana;

– Trabalhadores da Educação (Público e Privado);

– Trabalhadores do transporte público;

– Guardas Municipais;

– Agentes de Trânsito;

– Taxistas;

– Mototaxistas;

– Gestantes;

– Lactantes;

– Puérperas;

– Bombeiros;

– Policiais Militares;

– Servidores do PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor;

– Trabalhadores de Farmácia e Farmacêuticos

– Construção Civil

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading