Lauro de Freitas participa de estudo inédito sobre alimentação e nutrição infantil

 Lauro de Freitas participa de estudo inédito sobre alimentação e nutrição infantil

Inquérito domiciliar avalia estatura, peso e exames de sangue de crianças de até cinco anos

Lauro de Freitas é um dos seis municípios da Bahia selecionados para participar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), uma pesquisa da UFRJ, encomendada pelo Ministério da Saúde, que vai compor um retrato da nutrição infantil no Brasil. Até o fim de maio, os bairros Centro, Vila Praiana, Itinga (Jardim Tarumã), Lagoa dos Patos e Vida Nova receberão visitas domiciliares dos pesquisadores do Enani, que vão coletar informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos. Também serão realizados exames de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida, para o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio e vitaminas do complexo B, e investigadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família. O objetivo é obter dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil e subsidiar políticas públicas no futuro. Ao todo, serão visitados 15 mil domicílios em 123 municípios brasileiros.

O coordenador nacional do Enani, o pesquisador Gilberto Kac, destaca que um inquérito tão completo como este trará informações inéditas sobre alimentação infantil e o perfil de deficiência de vitaminas e minerais das crianças brasileiras. “Os dados sobre estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado, o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda”, adianta o pesquisador.

Visitas domiciliares

O primeiro ciclo de visitas domiciliares do Enani começou em março na Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Até o fim de maio, os pesquisadores percorrerão 2.330 domicílios em 23 municípios dos quatro estados, sendo Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho as cidades selecionadas pela amostragem para a Bahia. O segundo ciclo do Enani, iniciado em abril, visitará mais 2.760 domicílios em 23 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Até o fim do ano, todos os estados brasileiros receberão os pesquisadores de campo. A agenda dos próximos ciclos será divulgada posteriormente.

Segurança

Todas as etapas serão realizadas por pesquisadores identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados. A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explicará todos os procedimentos e entregará aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar quaisquer dúvidas que surjam, incluindo a opção gratuita de ligar para o número 0800 808 0990. A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.

SERVIÇO

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI)

Visitas domiciliares na BA: Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho

Bairros visitados em Lauro de Freitas: Centro, Vila Praiana, Itinga (Jardim Tarumã), Lagoa dos Patos e Vida Nova

Data: abril e maio de 2019

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading