Lauro de Freitas reforça ações de apoio às famílias afetadas pelas chuvas

 Lauro de Freitas reforça ações de apoio às famílias afetadas pelas chuvas

Depois de estruturar com as secretarias as ações emergenciais de apoio às famílias e locais onde as fortes chuvas causaram mais transtornos, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, esteve nas comunidades mais atingidas na noite desta terça-feira (31/12). Conversou com moradores, avaliou com técnicos as medidas mais urgentes e orientou famílias a se cadastrarem nos CRAS para serem incluídos no Programa Municipal Bolsa Aluguel.

Com a previsão de risco alto mantida pelo Cemaden neste primeiro dia de 2020, o município reforçou as equipes de plantão 24h. As secretarias de Secretarias de Serviços Públicos (SESP), de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Infraestrutura (SEINFRA) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) intensificaram os trabalhos de fiscalização, assistência aos moradores e prevenção de acidentes. Sete escolas e o Ginásio de Esportes já estão preparados para receber desalojados.

A prefeita alertou para os riscos de permanecerem nas casas inundadas e orientou as famílias a procurarem abrigo nas escolas. As águas podem estar contaminadas por fezes e urina de ratos, além do risco de choque elétrico. Caminhões com ajudantes foram disponibilizados pela Prefeitura para quem quiser levar seus pertences para os abrigos ou outros locais. As famílias que se recusarem a deixar as casas inundadas deverão assinar um Termo de Responsabilidade.

De acordo com a Defesa Civil, dez bairros foram mais atingidos nas chuvas da segunda-feira (30), registrando ocorrências mais críticas no Chafariz (Centro), e na Rua Santa Efigênia (Itinga). “Estivemos em todos os locais atingidos, prestando o apoio necessário e avaliando os riscos. A maioria das pessoas afetadas pelas chuvas já foram assistidas e encaminhadas para o auxílio-aluguel”, comentou Russo Reis, diretor da Defesa Civil.

Segundo o secretário da SETTOP, Henrique Olinto Borri, os impactos da forte chuva foram minimizados também pelas obras de macrodrenagem que vem sendo realizadas pelo Governo do Estado. “Estamos visitando todos os locais e atentos às regiões afetadas. Foi muita chuva em pouco tempo. Esse incidente terá uma resolução definitiva quando forem concluídas as obras de macrodrenagem no Rio Ipitanga, onde serão instalados cinco piscinões. Nós já temos 48% dessas obras prontas, e isso já diminuiu o impacto das chuvas, comparado a outros períodos chuvosos”, relatou o secretário.

Equipes das SESP também estiveram nas ruas desde as primeiras horas do dia, para realizar a limpeza dos rios e córregos, varreduras, retirada de árvores caídas, entre outros serviços, para que a cidade retorne a sua rotina. A Prefeitura, através das secretarias envolvidas, continuará de plantão para garantir a segurança e tranquilidade da população. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para os números abaixo:

• CIMU: 156 / 3369-3710

• Corpo de Bombeiros: 193

Jornalista: Iana Silva

Fotos Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

31/12/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading