Lauro de Freitas sanciona Lei que proíbe fornecimento de canudos de plástico em estabelecimentos do município

 Lauro de Freitas sanciona Lei que proíbe fornecimento de canudos de plástico em estabelecimentos do município

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, sancionou a Lei Nº 1.793/13 que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico nos estabelecimentos comerciais do município. O descumprimento da medida acarretará na aplicação de multas e fechamento administrativo.

De acordo com a lei, fica proibida a distribuição do produto em hotéis, restaurantes, bares, barracas de praia, casas de shows e espetáculos, lojas de conveniência, lanchonetes, padarias, quiosques, entre outros espaços públicos e privados. A medida também se aplica a vendedores ambulantes. Em substituição ao plástico, os estabelecimentos deverão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável.

Com a aprovação da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, que propôs a lei, e da prefeita Moema Gramacho, o Poder Executivo tem o prazo de 180 dias a partir da data de publicação do Diário (13/06) para regulamentar a legislação. 

Impactos

Banir o consumo de canudos de plásticos é uma bandeira mundial, como destaca o secretário de Meio Ambiente (Semarh), Alexandre Marques. “O impacto dos plásticos na natureza é muito grande, principalmente para os animais que vivem na água, como as tartarugas. Um canudo leva até 200 anos para a sua decomposição total. Isso também gera problemas para nós quando temos o descarte irregular, que acaba indo para as redes pluviais”, frisou.

Uma alternativa para a redução dos impactos ambientais é considerada pelo uso do canudo de metal. Tallyta Gabryelle Costa, 26, costuma frequentar a praia de Vilas do Atlântico e avalia a Lei como fundamental para a preservação. “Assim que começaram os movimentos de conscientização sobre os prejuízos ambientais que o plástico causa, eu comprei o canudo de metal. Nos estabelecimentos basta você dizer que já possui um canudo e dispensa o convencional. Esta é uma forma de nos aliarmos à natureza”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading