Maçonaria de Lauro de Freitas emite carta aberta à população

 Maçonaria de Lauro de Freitas emite carta aberta à população

Maçonaria Indica: SEGURANÇA PREOCUPA, EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO! 

Diante dos últimos acontecimentos, em carta aberta direcionada aos cidadãos de Lauro de Freitas, as Lojas Maçônicas reunidas, demonstraram a sua preocupação quanto à segurança no município e apontaram como principal solução, uma maior atenção para a educação. Veja na íntegra:

LOJAS MACÔNICAS DE LAURO DE FREITAS

Lauro de Freitas-Ba, 01 de agosto de 2017.

CARTA À POPULAÇÃO DE LAURO DE FREITAS

AOS MUNÍCIPES DE LAURO DE FREITAS,

Prezados Senhores,

A Maçonaria de Lauro de Freitas, formada pelas Lojas União e Sabedoria, Luz, Vida e Amor, Marquês de Abrantes, Prudência e Justiça, Acácia Litorânea e Construtores do Templo, uma instituição que tem como principal objetivo a felicidade da humanidade e seu bem estar social, vem, comunicar à sociedade de Lauro de Freitas o seguinte:

É com pesar que nos reportamos aos homens e mulheres ordeiros e de bem do nosso município, não bastasse, e já faz um bom tempo, dormimos após os noticiários noturnos todos os dias com reportagens nada agradáveis e que nos transmitem a certeza de que estamos em período sombrio e nada incerto. Também acordamos tendo a certeza de que a outrora chamada “Cidade que tem qualidade de vida”, hoje está elencada no topo do rol, a nível de Brasil, como um dos municípios que possui o maior nível de violência urbana.

As primeiras reações são de espanto e indignação, depois passamos às cobranças, e mais tarde voltamos ao estado de letargia, ou seria comodidade? Comodidade sim, pois é cômodo não fazer nada e achar que a responsabilidade é apenas do Poder Público.

Todos os dias somos atormentados com notícias que os nossos são vítimas disso ou daquilo, desse ou daquele crime. O que presenciamos a todo momento são famílias chorando por seus filhos. O que presenciamos são entidades sociais se manifestando por poucos ou por interesses específicos. Tudo é muito cômodo e entendemos que pouco fazemos como sociedade.

Cada um tem sua parcela de responsabilidade e culpa. Devemos estar cientes que a omissão é crime, e a sociedade hoje está omissa.

Embora apenas alguns de fato morram a cada dia, todos são vítimas! Na tentativa de transformar o nosso município em um lugar decente e com condição de vida, morrem, na alma, os homens que trabalharam e trabalham por todos, aqueles que se apegam em suas ações voluntárias pois entendem que a educação e o progresso sempre foram, são e serão os meios de transformação das sociedades visando o bem estar de todos. Temos que entender esses, dentre tantos outros, como referências e exemplos. Devemos prestar as devidas considerações aos seres humanos como: Ruben Machado, Professor Pedro Pereira, Coriolano, Professor Gildásio, Professor Fernando Borba….

Mas a nossa situação traumática não é referente a segurança pública? Sim, mas não podemos deixar de se pensar nas causas do nosso problema e colaborar apresentando as soluções. Essas duas ações é que vão mostrar os nossos interesses em sermos participativos e colaboradores visando a reversão do quadro.

Pois bem, imputar a gestão municipal a responsabilidade por nossa condição atual é intransigência de mais. É o Estado a quem devemos recorrer, é ele que tem por atribuição zelar pela segurança e tranquilidade da sociedade. Mas, façamos a pergunta: “Será que de fato estamos em condição tão lastimável assim em matéria de aparato policial?”

Pode não ser o ideal, mas está longe de ser o motivo principal para nos colocar no topo de tal situação vergonhosa.

A segurança pública, embora primordial, não é a principal causa da maioria de nossos problemas, principalmente no que se refere a denominada violência urbana. O que precisamos enxergar é que estamos sofrendo uma séria interferência nos entendimentos dos valores morais e éticos, e essa interferência vem corroendo a moral da família e de outras instituições basilares para que a nossa sociedade seja formada de pessoas de bem e honradas. Devemos acreditar que ainda há tempo para modificarmos a situação e que não se permita estarmos à disposição das hordas, dos vândalos, dos libertinos, enfim, de pequenos de todas as naturezas.

Além de recorrermos aos que por competência devem nos atender neste caso específico, não podemos deixar de entender que devemos nos unir e lembrar aos gestores de nosso município que a educação prestada ao povo deve ser olhada com carinho e como destaque principal na luta contra a violência urbana. Não existe sociedade ordeira e bem formada se não houver uma formação educacional digna. Se nossas escolas não forem bem estruturadas e os servidores que nelas atuam não forem bem preparados, não haverá condição de reversão do quadro. Indo mais além, conjuntamente precisamos incentivar e apoiar os Movimentos Culturais existentes no nosso município. A Educação e a Cultura são de fato os elementos com forças para transformar uma sociedade e, no nosso caso, sairmos da condição vexatória que nos encontramos.

Pedimos aos que possuem espírito colaborador e prestativo que trabalhem e/ou continuem trabalhando em prol daquilo que acreditam ser o essencial para que nosso município volte a ser uma referência em condição de vida.

Pedimos ao Grande Arquiteto do Universo que nos ilumine, proteja e oriente na melhor forma de colaborar com a nossa sociedade.

Fraternalmente,

_________________________________________

Lojas Maçônicas de Lauro de Freitas

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading