Mais de vinte mil foliões devem passarpelo Carnaval de Lauro de Freitas a cada dia

As ruas do Centro de Lauro de Freitas serão tomadas de charangas, blocos e cores no abre alas do Carnaval que tomará conta da cidade de 24 a 27. Atraidos pela magia da festa momesca, que este ano traz como tema “Lauro Folia Carnaval da Alegria”, mais de 20 mil pessoas são esperadas por dia para relembrar os bailes antigos, dançar ao som dos blocos tradicionais e viver toda fantasia da brincadeira.
De acordo com o secretário de Cultura (Secult), Manoel Carlucho, a estrutura foi pensada de modo a assegurar conforto e praticidade para os foliões. Os blocos se concentrarão no final de linha e seguirão em direção a Praça da Matriz. Banheiros químicos foram instalados n o percurso. Ao todo serão espalhados quinze unidades nos pontos de maior concentração de pessoas.

A ação conjunta entre as secretarias da Prefeitura engloba diversos serviços. Cada órgão apresentará ações direcionadas para a festa a exemplo da Secretária de Serviços Públicos (SESP), que distribuirá panfletos educativos orientando os foliões a não jogar lixo no chão e também fazer xixi em locais adequados. A Secretaria de Saúde (SESAU) estará nas ruas com agentes munidos de equipamentos para realizar testes de HIV com resultado imediato e distribuir preservativos, além de materiais explicativos direcionados ao sexo seguro.

Entre os blocos mais esperados, o Bankoma se apresentará no trajeto oficial da festa na segunda-feira (27). O afoxé é um símbolo de resistência da cultura negra em Lauro de Freitas e leva o nome da cidade para o mundo com seu ritmo embalado ao som dos atabaques e agogôs. Outra grande atração é o bloco dos Mascarados, um dos mais tradicionais e sempre presente nas ruas dias antes da folia anunciando o Carnaval, este ano os mais de 200 associados participarão de um concurso de máscaras promovido pela Secult.

A disputa será dividida nas categorias Idoso, Infantil, máscara mais feia, máscara mais alegre, melhor máscara de borracha, melhor máscara artesanal e melhor performance de dança. A escolha será feita através de votação durante o desfile do bloco. “O foco é manter a chama desta tradição sempre acessa. O bloco dos mascarados é a essência do Carnaval de Lauro de Freitas”, destaca Carlucho.

As policias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros garantirão a tranquilidade da festa. Módulos móveis e alambrados com equipes estarão no percurso. Para eventuais situações, o Conselho Tutelar e Juizado de Menores dará suporte especializado. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também poderão ser acionados.

Mais de vinte atrações são esperadas. Todas as bandas assinaram o termo de compromisso com a Lei Anti-Baixaria, que proíbe a execução de músicas que difamem a imagem da mulher. Nomes como o de Elaine Fernandes e Isaías Sampaio darão o tom local à festa.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading