Maternidade com 117 leitos começa a sair do papel em Lauro de Freitas após assinatura de ordem de serviço

A cidade de Lauro de Freitas deu mais um passo para ampliar a rede pública de saúde com a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova maternidade municipal. O ato aconteceu nesta quinta-feira (7) e reuniu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a prefeita Débora Regis e o governador Jerônimo Rodrigues. O empreendimento integra as ações do Novo PAC e contará com investimento superior a R$ 100 milhões.

A futura unidade será implantada na Via Metropolitana e terá capacidade para 117 leitos, fortalecendo o atendimento às gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Lauro de Freitas e municípios da Região Metropolitana de Salvador. A expectativa é de que cerca de 3 mil mulheres sejam atendidas na estrutura, que terá foco na assistência materno-infantil e na saúde da mulher.

Com aproximadamente 8 mil metros quadrados de área construída, a maternidade foi planejada para oferecer atendimento humanizado, desde o acompanhamento pré-natal até o pós-parto, garantindo mais conforto, privacidade e suporte especializado às pacientes.

Durante o evento, a prefeita Débora Regis afirmou que a obra será conduzida com rapidez e destacou o compromisso da gestão municipal em buscar novos investimentos para a cidade.

“Essa obra não vai parar. Essa obra vai ser acelerada. O que tiver para vir para Lauro de Freitas, pode ser Governo Estadual, Governo Federal, qualquer recurso eu vou em busca, porque eu quero o melhor para Lauro de Freitas”, declarou.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da nova maternidade para ampliar a capacidade da rede pública de saúde na Bahia.

“Estamos ampliando a capacidade de atendimento e garantindo que mulheres tenham acesso a um serviço digno, com estrutura adequada e cuidado especializado”, afirmou.

Já o ministro Alexandre Padilha destacou que a unidade terá papel importante na redução de filas e no fortalecimento da assistência às mães e recém-nascidos.

“Essa unidade vai garantir mais segurança para mães e bebês, desde a gestação até o pós-parto”, pontuou.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explicou que a maternidade terá estrutura para atender tanto gestantes de risco habitual quanto casos de maior complexidade, incluindo acolhimento especializado para mulheres vítimas de violência.

Além da assinatura da ordem de serviço, o evento contou com ações de vacinação promovidas pela Secretaria da Saúde do Estado. O vacimóvel disponibilizou imunizantes para gestantes e população em geral, incluindo doses contra influenza, Covid-19, hepatite B, dTpa e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).