Melhor chuva de estrelas cadentes do ano poderá ser vista nesta madrugada

 Melhor chuva de estrelas cadentes do ano poderá ser vista nesta madrugada

O céu será invadido por estrelas cadentes na noite desta quarta (13) e madrugada de quinta (14). É quando acontece o pico da chuva de meteoros Geminídeos.  É a última grande chuva de meteoro do ano. Seu momento de maior visibilid ocorre por volta das 2h de quinta-feira, como destaca Gustavo Rojas, astrônomo e professor da Ufscar, em seu programa o Céu da Semana. 

No horário, poderão ser vistos cerca de 120 meteoros por hora. Número bem maior do que o das chuvas de meteoros anteriores, que alcançaram o pico de 20 a 100 estrelas cadentes por hora.  Esta é uma das únicas chuvas de meteoros anteriores, que alcançaram o pico de 20 a 100 estrelas cadentes por hora. 

Esta é uma das únicas chuvas de meteoros que não surge de um cometa. Sua origem está no asteroide batizado ‘3200 Phaethon’ (Fáeton, filho de Hélios, o deus Sol na mitologia grega) –um cometa que perdeu seus elementos voláteis, que leva 3,3 anos para completar sua órbita.

Assim como os cometas, esse asteroide se desintegra toda a vez que se aproximam do Sol e, quando a Terra passa pelo caminho que ele percorreu, os rastros de seus destroços entram em combustão ao atravessar a atmosfera terrestre. Assim se formam as chuvas de meteoros, popularmente conhecidas como estrelas cadentes. Quem estiver no Norte e no Nordeste do Brasil terá uma vista mais privilegiada do que aqueles que estiverem no Sudeste e no Sul. 

E não precisa se preocupar. Os meteoros geminídeos são do tamanho de um grão de feijão, chegam a alcançar a velocidade de 120km/h em nossa atmosfera, mas não representam nenhum risco ao planeta Terra. Trata-se apenas de um lindo espetáculo espacial. 

Como ver? 

Não há nenhum mistério sobre como observar esse espetáculo espacial, muito bem visto a olho nu. 

É importante buscar um lugar escuro, preferencialmente longe da luminosidade das grandes cidades. Vale ainda torcer para que o tempo esteja aberto e, consequentemente, o céu limpo de nuvens. As condições da Lua também podem interferir na observação, isso porque a sua luminosidade pode ofuscar bastante os efeitos luminosos dos meteoros.

Não ter pressa é outra dica. Lembre-se de que são necessários ao menos 15 minutos para que os seus olhos se acostumem com a escuridão, sem contar que as estrelas cadentes são fenômenos aleatórios. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading