Ministério da Saúde lança Campanha de Multivacinação e a Bahia receberá 2,4 milhões de doses

 Ministério da Saúde lança Campanha de Multivacinação e a Bahia receberá 2,4 milhões de doses

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação nesta última terça-feira (13). Pela primeira vez o Ministério incluirá, além da vacinação contra poliomielite, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até cinco anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, totalizando 14 doses, incluindo a imunização contra HPV para meninas.

A Bahia receberá R$2,4 milhões de doses para a campanha. Para todo o país, o Ministério da Saúde disponibilizou 19,2 milhões de doses extras. A vacinação ocorrerá entre 19 e 30 de setembro. “Neste ano, estamos incluindo os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos apresenta uma maior resistência a se vacinar. Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária” explicou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Para divulgar a campanha, que busca reduzir doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação, o ministério lançou campanha publicitária com a participação da Carreta Furacão.

Neste ano, algumas mudanças importantes serão realizadas na vacinação. A partir de agora, a vacina contra HPV, doença sexualmente transmissível, passará a ser realizada em duas doses com intervalo de seis meses para meninas de 9 a 13 ano; antes a vacina tinha três doses, com a terceira dose após cinco anos da segunda. Já a vacina contra poliomielite terá a terceira dose de forma injetável, que era feita por meio da gotinha. A vacina contra a pneumonia passa a ter apenas duas doses e dois reforços, em vez de três.

A imunização contra meningite será feita, a partir dessa campanha, com reforço aos 12 meses, e não aos 15. As vacinas disponibilizadas serão: dupla adulto, DTP, febre amarela, hepatite A, HPV, meningocócica C, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP, VOP e tetra viral.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading