Ministro Luiz Fux é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

 Ministro Luiz Fux é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito, nesta quinta-feira (25), para a presidência da Corte pelos próximos dois anos. A eleição, que é feita entre os próprios ministros do tribunal, deveria acontecer em agosto, mas foi antecipada em razão da pandemia do novo coronavírus.

Fux foi eleito com 10 votos favoráveis e um contrário, que foi o dele próprio, já que é comum que o ministro que assumirá a presidência vote no vice. Ele assume o cargo em 10 de setembro, no lugar do ministro Dias Toffoli.

O STF, que tem eleições protocolares, adota para a sucessão dos presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. É eleito o ministro mais antigo que ainda não presidiu a Corte.

Também na sessão desta quarta-feira, a ministra Rosa Weber foi eleita vice-presidente do Supremo para o próximo biênio.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1953, Luiz Fux completou 67 anos em abril deste ano. Ele é formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e foi nomeado ministro do STF em 2011, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.

Antes do STF, Fux passou 10 anos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, em 2018, tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), substituindo o ministro Gilmar Mendes.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading