agosto 25, 2019

970×90

Moema inaugura piscina semiolímpica com foco na inclusão social

Moema inaugura piscina semiolímpica com foco na inclusão social

Lauro de Freitas deu um salto de inclusão pelo esporte, nesta quarta-feira (01), com a inauguração da primeira piscina semiolímpica da cidade. O equipamento, localizado no bairro de Itinga, vai contribuir com a iniciação e treinamento de futuros atletas da natação, além da promoção de atividades físicas voltadas a saúde de crianças, adultos e idosos. A piscina possui 25 metros de comprimento por 20m de largura, 1.80m de profundidade e divisão de cinco raias.

Para que o equipamento pudesse ser entregue à população, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas recuperou toda a estrutura da piscina e construiu vestiários, como aponta a prefeita Moema Gramacho. “Esta piscina foi contratada na minha segunda gestão (2012), em parceria com a Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb). Ao sair do mandato, deixei para ser entregue e infelizmente a gestão que me sucedeu não inaugurou, deixando a piscina deteriorar por falta de uso e manutenção”.

Presente na cerimônia de inauguração, Davidson Magalhães, secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), anunciou convênio com a Prefeitura de Lauro de Freitas para o desenvolvimento de ações de inclusão social.  “Trabalharemos junto ao município condições para organizar turmas para execução de atividades esportivas ou de saúde, como é o exemplo de práticas físicas voltadas ao idoso, além de outras”, explanou.

Funcionamento

A piscina foi repassada oficialmente pelo Estado à Prefeitura pronta para funcionar em 2015 e um ano depois a Sudesb verificou que o equipamento estava abandonado e em processo de degradação. De acordo com secretário de Infraestrutura do Município, Vidigal Cafezeiro, a estrutura da piscina foi encontrada, pela atual gestão, com rachaduras e espaço de acomodamento completamente destruído. A revitalização do equipamento foi realizada com recursos do tesouro municipal.

A administração da piscina ficará a cargo da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). O gestor da pasta, Uilson Souza, ressalta a parceria com a Sudesb para o desenvolvimento de práticas esportivas. “Iniciaremos imediatamente as modalidades de natação, polo aquático e nado artístico, e em breve vamos desenvolver a hidroginástica e apneia. Estas atividades poderão ser realizadas por técnicos que viabilizam seu trabalho através de projetos sociais”.

Uilson afirma que na utilização do equipamento serão priorizadas as atividades de inclusão que beneficiem a saúde da população, abrindo para esportes de rendimento. A Setrel vai desenvolver o Projeto de Iniciação Esportiva para jovens, adultos e idosos, com a implementação de cronograma para as escolas municipais. A prefeita Moema Gramacho destaca que o equipamento funcionará também como um “espaço multifuncional”, aberto ao desenvolvimento de “projetos e campeonatos”.

A arquibancada da piscina tem 150 lugares. O jovem Mateus Santos mora nas proximidades do equipamento e revelou estar ansioso para iniciar atividades aquáticas. “Desde que a Prefeitura iniciou a reforma da piscina eu e mais outros colegas nos comprometemos a zelar aqui do espaço. Muitos jovens que poderiam caminhar para o mundo das drogas, agora têm uma oportunidade de escolher outro caminho. Essa piscina é um benefício para todos” enfatizou. Nos dias de funcionamento equipes salva-vidas estarão a postos.

Participaram da entrega da piscina semiolímpica os parlamentares Rosemberg Pinto, Alice Portugal, Olívia Santana, Maria Del Carmen e Osni Cardoso. O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, e secretários do governo de Lauro de Freitas, além de vereadores municipais, também estiveram presentes.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: