Moradores de Lauro de Freitas comemoram inauguração do sexto CRAS no município

 Moradores de Lauro de Freitas comemoram inauguração do sexto CRAS no município

Moradores das comunidades do Caji, Quingoma, Caixa D’água e Vida Nova passam a contar com um Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de suas residências. O CRAS Caji foi inaugurado nesta quarta-feira (25), pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, na Travessa Santo Amaro de Ipitanga, nº 55. O novo Centro é o sexto do município que vai disponibilizar serviços de proteção, convivência e atendimento integral às famílias.

O CRAS Caji será financiado pela gestão municipal, como afirmou a prefeita Moema Gramacho no seu discurso de entrega do equipamento. “Gostaria que este espaço fosse próprio da população. Não conseguimos recursos para construir, mas investimos na implantação de mais um CRAS para servir as comunidades. Parabenizo o empenho das equipes do SUAS e de assistência social que mesmo sem um espaço físico sempre estiveram presentes aqui nesta região”, agradeceu. A prefeita ainda ressaltou que breve estará sendo entregue o CRAS da Estação da Cidadania, em Pouco Alegre/Itinga, e outro no residencial Dona Lindu que está em fase de implantação.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Huldaci Santana, destacou políticas de assistência social do município. “Este CRAS Caji é mais um equipamento que vai facilitar o acesso da população aos programas sociais. Ainda este ano tivemos a mudança do CRAS Itinga II, a inauguração do Espaço Aldeias de Segurança e Cidadania que além de abrigar conselhos, é a sede do CRESAN e do CREAS. Também temos o aluguel social, o atendimento voltado ao cadastro único, assim como outros da assistência social”, citou.

O novo Centro será composto por uma equipe de assistentes sociais, psicólogas, coordenação, orientador social, recepcionistas, porteiros e serviços gerais, como apontado pela diretora Edna Durão ao reforçar que o “CRAS Caji é um ganho para a comunidade e terá um desenvolvimento participativo e de inclusão”. A casa do novo Centro de Referência dispõe de uma recepção, salas de atendimento, do cadastro do Cadúnico, para grupos de convivência, além de uma área externa ampla.

Quem comemora as instalações é Marivânia Silva, moradora do Caji, mãe de cinco filhos que agora pode contar com os serviços perto de sua casa. “Eu mesmo preciso atualizar o cadastro do Bolsa Família. Antes tinha que ir para o Centro, pegar filas. Este CRAS aqui vai ser muito bom” completou sobre a necessidade de incluir a filha de cinco meses, Priscila, no Programa. Sentimento parecido, Tabata Milena Ferreira conta que muitas vezes foi a pé até o CRAS do bairro de Itinga. “Não tinha dinheiro nem para o transporte. Aqui vai ser bom para mim e todos os moradores dessa região”, disse.

O CRAS Caji entra em funcionamento na próxima semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), assim como os Centros de Referência de Assistência Social dos bairros de Areia Branca, Vila Praiana, Portão, Itinga I e II, a equipe do novo CRAS estará participando da XII Conferência de Assistência Social. A inauguração contou ainda com a apresentação cultural de grupos de berimbau e do EIT Dance composto por adolescentes do serviço de convivência do CRAS Itinga I. Vereadores e secretários municipais participaram da entrega.

Jornalista Laerte Santana

Foto Danilo Magalhães

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

26/09/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading