agosto 19, 2019

970×90

Músico fuzilado no Rio foi atingido por 9 tiros disparados por militares

Músico fuzilado no Rio foi atingido por 9 tiros disparados por militares

Nove dos 83 tiros disparados por militares atingiram o músico Evaldo Rosa dos Santos, 51, morto em 7 de abril último, durante uma ação do Exército em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro. A informação é da TV Globo, que teve acesso ao laudo de necrópsia que faz parte do inquérito policial militar. Também alvejado na mesma operação, o catador de material reciclável Luciano Macedo, 27, morreu no dia 18 do mesmo mês.

Segundo o laudo, todos os nove disparos acertaram Evaldo pelas costas —dois tiros o atingiram na região da cabeça, enquanto outros sete ficaram alojados na região do tórax.

Os detalhes do caso vêm à tona um dia depois de o MPM (Ministério Público Militar) ter recomendado ao STM (Superior Tribunal Militar) a libertação dos nove militares que seguem detidos desde o dia do assassinato.

Em seu parecer, o subprocurador-geral da Justiça Militar Carlos Frederico de Oliveira Pereira considerou que os militares não descumpriram as regras de conduta, porque “tentavam salvar um civil da prática de um crime de roubo”, segundo o portal UOL.

Tenente confirma ter dado o primeiro disparo

De acordo com o site paulista, o 2º tenente do Exército Ítalo da Silva Romualdo disse, durante a audiência no MPM, no mês passado, ter sido o autor do primeiro disparo em direção ao veículo dirigido por Evaldo. No entanto, ele nega ter dado a ordem para que os outros militares atirassem. Nas palavras dele, os outros militares dispararam “espontaneamente” na mesma direção ao vê-lo atirando.

Todos os ouvidos disseram que alguns minutos antes, os militares haviam trocado tiros com um veículo de características similares, no bairro de Guadalupe. Ao ver o carro de Evaldo e ouvir um disparo realizado na região, o tenente deu o primeiro tiro.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: