maio 19, 2022

970×90

No Mês da Mulher, prefeita reforça pedido de DEAM para Lauro de Freitas

No Mês da Mulher, prefeita reforça pedido de DEAM para Lauro de Freitas

No mês dedicado às mulheres, a implantação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em Lauro de Freitas, numa parceria do município com o Governo do Estado, foi tema de encontro entre a prefeita Moema Gramacho, a secretária Estadual de Política para Mulheres, Julieta Palmeira, e Municipal, Juçara Neves, com o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ricardo Mandarino. O encontro, na sede da SSP-BA, foi realizado na última semana.

A instalação da DEAM no município visa fortalecer o enfrentamento à violência de gênero na cidade e proporcionar atendimento especializado e acolhedor para as mulheres em situação de violência ou ameaçadas. A viabilidade para a implantação será verificada por Mandarino e informada ao município em breve.

A gestora municipal reforçou que somado aos outros equipamentos voltados ao atendimento ao público feminino, como a Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM), a Ronda Maria da Penha e o Centro de Referência Lélia Gonzalez, a delegacia especializada será de extrema importância para acolher, orientar e garantir o direito de todas.

“As mulheres vítimas de violência não se sentem confortáveis em denunciar o caso em qualquer delegacia. Sem nenhum demérito as outras delegacias, mas elas precisam de um atendimento especializado. É preciso ter uma mulher no local que possa recebê-la e prestar os cuidados necessários e atender alguém que está muito fragilizada. Em alguns casos, não machucada fisicamente, mas psicologicamente. Por isso é mais que necessário uma delegacia especializada”, frisou.

A Bahia dispõe de 15 delegacias especializadas para esse tipo de violência nos municípios com população acima de 100 mil habitantes, de acordo com Palmeira. A secretária contou que o pleito é de extrema necessidade para qualificar o atendimento e melhor atender as mulheres. “A nossa expectativa é que ainda em março teremos um retorno em relação a essa solicitação. A DEAM será um importante equipamento de proteção e atendimento as nossas mulheres”, afirmou.

A prefeita Moema Gramacho também disse que assim como a Prefeitura de Lauro de Freitas construiu uma Delegacia em Portão e um prédio para o Corpo de Bombeiros e cedeu para o Estado colocar para funcionar, poderia também disponibilizar um espaço para esta nova Delegacia.

Na avaliação da titular da SPM municipal, Juçara Neves, a DEAM pode inibir a prática violenta e vai oferecer melhor atendimento as mulheres. “As mulheres vítimas de violência precisam de um acolhimento melhor, não que as outras delegacias não o façam, mas é sobre a mulher se sentir mais à vontade dispondo de um atendimento especializado. Sabemos que após a pandemia houve um aumento de casos e a Deam será muito proveitosa para as mulheres”, disse.

Na luta pelo fim da violência contra a mulher, o município recentemente assinou Termo de Cooperação do Programa Acolhe, que visa prestar atendimento, acolhimento temporário, além de acompanhamento social, psicológico e jurídico para este público.

*Centro de Referência*

Somente no último trimestre de 2021 foram realizados mais de 1.500 atendimentos no CRAM Lélia Gonzalez, que há 15 anos atende mulheres que buscam apoio para romper o ciclo abusivo. Ele presta serviço a maiores de 18 anos, residentes no município e que se encontram em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, com serviços de assistência psicológica, social, pedagógico e orientações jurídicas. O local também dispõe de grupos terapêuticos e cursos profissionalizantes.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde