Nova etapa da Lava Jato mira esquema envolvendo usina hidrelétrica

 Nova etapa da Lava Jato mira esquema envolvendo usina hidrelétrica

A Polícia Federal realiza, nesta sexta-feira (9/3), a 49ª etapa da Operação Lava Jato. Batizada de “Buona Fortuna”, ela investiga pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e políticos pelo consórcio de empreiteiras envolvido na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações judiciais da Lava Jato na primeira instância, expediu nove mandados de busca e apreensão, que são cumpridos no Paraná e em São Paulo.

De acordo com a PF, as investigações realizadas até o momento “identificaram modus operandi semelhante ao já investigado nas demais fases da Operação Lava Jato”. A ação conta com o apoio de representantes do MPF (Ministério Público Federal) e da Receita Federal.

Investigações anteriores

Belo Monte já foi alvo de investigações da PF. Há um ano, a Operação Leviatã analisou suposto pagamento de propina paga por empresas integrantes do consórcio construtor para dois partidos políticos, no porcentual de 1% sobre as obras. Na época, foram alvo da investigação o filho do senador Edison Lobão (PMDB), Márcio Lobão, e Luiz Otavio Campos, ex-senador apadrinhado do senador Jader Barbalho (PMDB).

Considerada a terceira maior hidrelétrica do planeja, as obras de Belo Monte foram iniciadas em 2011. Ela, porém, ainda possui um passivo socioambiental, com pendências relativas ao reassentamento de famílias atingidas pelas obras.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading