Há quase um mês em funcionamento, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro vem ampliando o acesso da população aos serviços da Atenção Primária em Lauro de Freitas. Entregue em julho, a unidade conta com estrutura modernizada, novos equipamentos e uma variedade de atendimentos voltados à prevenção, acompanhamento e tratamento dos pacientes.
Localizada na Rua Bispo Renato Conceição da Cunha, nº 294, próximo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), a USF atende moradores da região central do município e oferece consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, curativos, dispensação de medicamentos, testes rápidos, vacinação e outros procedimentos.
A diretora da unidade, Verônica Vivas, destaca que a nova estrutura proporciona melhores condições tanto para os profissionais quanto para os pacientes.
“É gratificante ver a emoção dos pacientes ao ter mais um suporte necessário para o cuidado com a saúde. Tudo é feito com muita dedicação e profissionalismo. Demos um passo importante com a modernização desse equipamento para proporcionar todo o cuidado e acolhimento para as pessoas”, afirmou.
A aprovação também vem de quem utiliza os serviços. Sara Cristina, de 20 anos, moradora de Vila Praiana, comemorou a nova estrutura.
“Essa unidade ficou excelente e vai fazer uma grande diferença para nós, moradores do Centro da cidade, porque facilita o acesso à saúde, garantindo um atendimento de mais qualidade e perto de casa”, disse.
Já Ana Ferreira, de 49 anos, utilizou o atendimento odontológico e destacou a experiência na unidade. “Hoje tive a oportunidade de realizar o tratamento que eu tanto esperava. O atendimento foi ótimo e eu estou muito emocionada ao expressar como o serviço de saúde melhorou aqui em Lauro de Freitas”, relatou.
Novos serviços ampliam atendimento
Além da estrutura física, a USF do Centro recebeu equipamentos que permitem ampliar os procedimentos oferecidos à população. Entre as novidades está um aparelho de raio-X odontológico, possibilitando maior agilidade no diagnóstico e no tratamento dos pacientes dentro da própria unidade.
A partir do dia 31 de agosto, a unidade também passará a realizar a coleta de exames laboratoriais no próprio local, facilitando a rotina dos usuários e evitando deslocamentos para outros pontos da rede municipal.
Outra novidade é a implantação de uma sala de regulação. O espaço permitirá organizar e encaminhar procedimentos de maneira mais ágil, fortalecendo a integração da unidade com os demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a ampliação dos atendimentos, a USF do Centro passa a desempenhar um papel ainda mais importante na rede municipal, aproximando os serviços de saúde da população e fortalecendo o cuidado preventivo nos bairros atendidos.






