Novembro Azul: comensais do Restaurante Popular recebem orientações de alimentação saudável para prevenção do câncer de próstata

 Novembro Azul: comensais do Restaurante Popular recebem orientações de alimentação saudável para prevenção do câncer de próstata

Pitanga, goiaba e melancia. Essas três frutas semelhantes na cor vermelha e no importante composto, o licopeno, aliadas a uma vida saudável pode diminuir as chances de desenvolver alguns tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata. Essa e outras dicas valiosas para prevenir a doença foram passadas pelos nutricionistas do DESAN (Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) aos comensais do Restaurante Popular (RP) em Lauro de Freitas, na manhã desta quinta-feira (11).

A ação acontece numa sala reservada do RP em alusão ao Novembro Azul. As equipes fazem a abordagem selecionando as pessoas que terminaram de fazer suas refeições para receber as orientações. Inicialmente, os interessados passam por uma avaliação nutricional e de bioimpedância. “A informação é a melhor forma de prevenir doenças. Tem pessoas que se alimentam bem no Restaurante Popular, mas muitas vezes em casa não tem tantos cuidados”, falou a nutricionista do DESAN, Hana Santos.

Em três mesas separadas, os comensais passam por uma avaliação nutricional individualizada e recebem orientações de acordo com as necessidades apresentadas no teste de bioimpedância. O teste avalia a massa gorda, massa magra, massa muscular, hidratação, gordura visceral, densidade óssea e taxa de metabolismo. O vendedor autônomo, Lucas Santos de 27 anos, comprovou que está acima do peso e acendeu o alerta. “Eu vou iniciar uma atividade física e buscar reduzir minha taxa de gordura. Também busco sempre saber da minha saúde anualmente, isso é muito importante”, disse.

Folders explicativos com as formas de prevenir o câncer de próstata também foram distribuídos junto com o lacinho azul, símbolo do movimento. Após receber as orientações, a aposentada Veraci Silva, que convive com hipertensão, disse que as informações foram muito importantes e vai colocar em prática. “Ação muito boa. Saio daqui consciente de que preciso reduzir meu peso e retirar do meu cardápio alguns alimentos”, falou.

 

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading