novembro 18, 2018

970×90

O marketing digital pode aumentar suas vendas; confira algumas estratégias

O marketing digital pode aumentar suas vendas; confira algumas estratégias

O marketing digital tem ganhado cada vez mais relevância no investimento das empresas. De acordo com uma pesquisa divulgada em julho deste ano pelo The Boston Consulting Group, os investimentos no setor cresceram em 28% desde 2011. Além disso, 25% dos gastos de marketing no Brasil são voltados ao segmento digital.

Mas o que é esse marketing digital? O marketing digital é uma das principais estratégias para criar uma comunicação entre a empresa e o seu público de uma maneira direta e personalizada. Ele se configura como uma promoção do produto ou marcas por meio de mídias digitais e, muitas vezes, pela produção de um conteúdo relevante.

Para a consultora de comunicação e especialista em Digital Marketing, Lívia Rangel, o marketing digital é mais do que conectividade e utilização de plataformas digitais. “Sempre digo que o Marketing Digital é uma estratégia essencial para toda e qualquer empresa que pretenda sobreviver na chamada 4ª Revolução Industrial, onde a automação, a inteligência artificial e a ciência dos dados já não são coisas do futuro, elas são uma realidade”, avalia a especialista.

Esse tipo de marketing costuma ser muito mais barato do que a publicidade e o marketing tradicional, além de conseguir mensurar melhor os resultados das campanhas. Há também uma grande quantidade de vantagens para a empresa que adota essa estratégia. “Ele pode fortalecer a marca e criar uma reputação online, otimizar processos de gestão, na maioria dos casos ajudam o meio ambiente – por não precisar imprimir papelaria, rastreia comportamentos e insights do seu público, se relaciona e oferece uma experiência melhor ao seu cliente”, enumera Rangel.

Mais oportunidade para as empresas
“A internet tem proporcionado uma quebra da distância entre empresas e clientes. Hoje, qualquer empresa pode ganhar novos clientes de lugares diferentes da cidade, do estado ou mesmo do país, com uma boa estratégia de marketing digital”, explica a especialista em Marketing de Conteúdo, Renata Matos. E não são apenas as empresas que ficam felizes com esse resultado. Isso possibilita aos consumidores encontrar empresas com as quais se identifiquem.

As empresas podem usar dessa estratégia também para criar um bom posicionamento online e aumentar suas oportunidades de venda por outros canais que não sejam o telefone e o presencial. “Mais de 90% das pessoas pesquisam na internet antes de comparem produtos e serviços. Oferecer conteúdo útil nos canais digitais é uma forma eficiente de se destacar, criar relacionamento e atrair os clientes certos que estão em busca do seu produto”, afirma Matos.

Números a favor
O IBGE divulgou uma pesquisa esse ano em que revela que o país possui mais de 116 milhões de internautas e que 94% dos entrevistados preferem o celular como dispositivo móvel. Ou seja, é um grande público que as empresas não podem ignorar.

Os resultados da eficiência do marketing digital também são comprovados em números. Segundo a pesquisa divulgada pelo The Boston Consulting Group, 66% dos usuários de internet já realizaram alguma compra após ser exposto a um anúncio online. Além disso, mais de metade dos entrevistados afirmaram que estariam inclinados a clicar em um anúncio que viu na internet. Se esse anúncio chegar por e-mail, então 77% dos entrevistados afirmaram que interagiriam com ele.

E se mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados a internet, 65% já realizaram alguma compra online. E mesmo os que optaram por concluir a compra em uma loja física, usaram o meio digital antes para fazer uma pesquisa de preço.

Mesmo com os números a favor, as empresas precisam ainda superar alguns desafios para criar uma boa estratégia para o seu marketing digital. A especialista em Digital Marketing Lívia Rangel acredita que é necessário que a empresa esteja em constante atualização, pois novas ferramentas e plataformas digitais surgem a todo o momento. Ela também dá algumas dicas para a estratégia criada seja bem-sucedida.

“É preciso ter prazer no que se faz, investir em cursos de capacitação em comunicação e tecnologia e ser um pouco autodidata, para oferecer ao mercado um serviço qualificado”, afirma Rangel.

Estratégias
Antes de traçar as estratégias para o seu marketing digital, é preciso definir qual o seu objetivo com sua presença online. Você quer divulgar a sua marca ou gerar audiência para o seu site oficial? Com os objetivos definidos, o segundo passo é detalhar o perfil e comportamento do seu público. Em seguida, defina em qual plataforma o seu público está inserido: Instagram, Facebook, YouTube, Linkedin, buscas Google ou por e-mail?

Redes sociais são aliados importantes para o marketing digital

“Definidos esses pontos, a empresa e seu time de comunicação e marketing podem montar um plano de marketing de conteúdo (multicanal) e começar a postar assuntos relevantes, ofertas e promoções com boa regularidade. Assim você pode investir também em mídia paga para alcançar mais pessoas e seguidores”, exemplifica a especialista.

Para ela, ações como o uso de metodologias do marketing de conteúdo aliado ao SEO – que lhe ajudará a ser encontrado nos mecanismos de buscas e redes sociais –, investir na produção de conteúdo em vídeo – que comprovadamente gera mais alcance – e não associar sua marca jamais a qualquer tipo de conteúdo que seja politicamente incorreto, são essenciais para que a sua estratégia de marketing digital tenha resultados efetivos.

NOVE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA

1. Escolha as palavras-chave ideal para os seus títulos. Essa é uma técnica de SEO muito valorizada pelo Google e vai lhe ajudar a ficar bem posicionado nas buscas.

2. Divulgue seus links na assinatura do e-mail e adicione também botões que permitam que o seu público compartilhe o conteúdo do seu site nas redes sociais. Isso vai ajudar que mais pessoas sejam expostas ao seu conteúdo.

3. Divulgue o seu conteúdo nas redes sociais. Para isso, publique chamadas para ele em suas redes sociais, inclusive vale a pena divulgar também os conteúdos mais antigos pra que os novos seguidores tenham acesso e gerem mais tráfego para o seu site.

4. Crie landing pages. Com essa estratégia, você pode conduzir os seus visitantes ao longo processo de conversão até que eles se transformem em clientes. Aproveite e divulgue os links dessas landing page em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso à ela.

5. Impulsione suas publicações nas redes sociais. Com essa ferramenta, o seu conteúdo e suas ofertas podem atingir mais pessoas, garantindo melhores resultados na captura de leads.

6. Opte por template HTML em seus e-mails marketing. O template HTML é mais eficaz do que uma imagem única porque a maioria dos e-mails tem um bloqueio por padrão de segurança. Assim, a chance da imagem que você enviou por e-mail ser visualizada antes do público exclui-lo ou ignorá-lo é grande.

7. Insira um pop-up em seu site. Mas cuidado! Escolha páginas estratégicas e que possam gerar mais leads para a sua empresa. É sempre bom oferecer algum benefício, como download de um e-book grátis ou assinatura de newslatter.

8. Segmente o seu mailing de e-mails. Quando você segmenta os seus contatos, você consegue enviar e-mails relacionados ao tópico que o seu destinatário tem interesse.

9. Envie ofertas em um email exclusivo. Na newslatter, há uma variedade de materiais juntos. Mas quando você envia um email exclusivo, então fica em destaque apenas um material, que pode ser um e-book ou um novo conteúdo, por exemplo.

 

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: